Notícias

Encerrado o primeiro encontro sobre Direito de Família

 

 


O segundo dia do evento começou com a exposição da professora Catarina Oliveira

 

O diretor geral da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ejud-TJPE), desembargador Eurico de Barros Correia Filho, encerrou, na noite desta terça-feira (16/08), Diálogos de Família - 1º Encontro EJUD/IBDFAM/UNICAP promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), em parceria com Escola Judicial e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap).

De acordo Maria Rita de Holanda, presidente do IBDFAM, o Direito de Família vem passando por enormes transformações. Em 2015, duas legislações nacionais - Estatuto da Pessoa com Deficiência e o Novo Código de Processo Civil, trouxeram impactos significativos nos procedimentos adotados na resolução de conflitos. Levar, portanto, a discussão do tema para as universidades e escolas, com o apoio do Judiciário, se traduz na responsabilidade de formar profissionais que estejam adequados à nova construção de família.

"Temos uma realidade que precisa de muita adequação do critério de proteção e valorização do ser humano. É importante compreendermos que viemos de uma sociedade muito estigmatizada, com um modelo unitário de família e esses resquícios não desaparecem da noite para o dia", assinalou Maria Rita. A proposta do Diálogos de Família foi envolver no debate os diversos profissionais que trabalham com a matéria como professores, magistrados, membros do Ministério Público, advogados, psicólogos e operadores do Direito.
 


 

O segundo e último dia do evento começou, no horário da manhã, com a exposição da professora Catarina Oliveira, doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e vice-presidente do IBDFAM. Catarina falou sobre a responsabilidade civil nas relações familiares e instigou o debate sobre a influência do Direito de Família na reparação de danos. Participaram da abordagem a juíza Paula Malta, a promotora de justiça Luciana Brasileiro, o desembargador Jones Figueirêdo, o juiz Alexandre Freire Pimentel, e o professor de Processo de Direito Civil da Unicap, Roberto Campos Gouveia Filho.

 

À noite, o desembargador Luiz Carlos Figueiredo, coordenador também da Comissão Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária de Apoio a Frente Parlamentar da Adoção, encerrou o Encontro falando sobre adoção. O debate contou com a participação da juíza Ana Paula Lira Melo, do psicólogo Paulo André Teixeira e dos professores Paulo Lôbo e Rodrigo da Cunha Pereira.

O evento aconteceu no auditório do Bloco G, da Unicap, e teve a coordenação científica do desembargador Eduardo Sertório, vice-diretor da Escola Judicial.

 

 

 

 

 

Confira o evento: https://www.flickr.com/photos

 

................................................
Texto: Joseane Duarte
Fotos: Gleber Nova