Notícias

Encantando a Formação Inicial

7 juízes e juízas segurando o certificado do Encantar. Coordenadores e gestores da Escola se encontram no fundo junto a logo do projeto

Confira as fotos do Encantar AQUI.

Durante a primeira semana de 2024, o Curso de Formação Inicial para Magistrados da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) recebeu o Encantar, o ciclo de formação de laboratoristas integrado à Política de Gestão da Inovação do CNJ para o Poder Judiciário, realizado pelo Instituto de Inovações Aplicadas (IDEIAS).
Com atividades focadas em inovação, criatividade e empreendedorismo público no Poder Judiciário somado ao Design thinking para o desenvolvimento de soluções a partir do uso de metodologias ativas e ensino e aprendizagem, os 49 novos juízes e juízas concluíram a primeira trilha do Encantar, tornando-se entusiastas da inovação.
O juiz coordenador do IDEIAS, José Faustino Macêdo, reforçou a importância que a formação trará para os magistrados. “Os juízes e juízas estão tendo a oportunidade de ingressar no IDEIAS e conhecer um pouco dos métodos, técnicas e abordagens de trabalho inovadoras que são utilizadas em ambientes de inovação no Brasil e no mundo. O grande foco é compreender como resolver problemas reais do Poder Judiciário de maneira transformadora”, disse.
O juiz recém-empossado, João Pedro Hoffert, exaltou a experiência encantadora que foi a semana recheada de inovação. “É muito interessante ver como a gente pode pensar o futuro através das técnicas atuais e também desenvolver novas técnicas para poder pensar no Poder Judiciário. Melhorar o dia de hoje e também o dia de amanhã. Está sendo uma experiência enriquecedora e prática, pensando no que a gente pode fazer para melhorar a nossa sociedade”, destacou.

Seis juízas e um juiz apresentando o protótipo de seu projeto junto a cartolina com informações

Protótipos Encantados
No fim dos três dias de inovação, os alunos se dividiram em grupos para construírem protótipos voltados a melhorias do Poder Judiciário com foco nas determinações da Agenda 2030. Três macro desafios foram propostos: justiça digital, acesso ao poder judiciário e comunicação com a sociedade.
Entre as soluções desenvolvidas, destacam-se: inteligências artificiais voltadas a interações do jurisdicionado e participações efetivas na justiça estadual pernambucana; aplicativos com enfoque em Justiça Digital; formações para magistrados e magistradas participarem de eventos comunitários e visitarem escolas com propósito de humanizar a justiça, além de tradução de atos processuais para linguagem simples.
 
HINOvação
Não só as soluções são criativas, como a aula também. A cerimônia de conclusão do Encantar contou com música e show inovadores. O “HINOvação” (Brincadeira com a junção das palavras hino e inovação) foi cantado por Matheus Kafa e escrito por Tadeu Costa, Oficial de Justiça no TRT 19 Região e laboratorista do IDEIAS. Confira a letra:
 
HINOvação
Pense, crie invente
Deseje profundo
Que a tua mente
É tesouro pro mundo
 
Basta ter ideia
Post it e caneta
E você é capaz
De mudar o planeta
 
PASSADO É FERRAMENTA
DE EXPERIÊNCIAS
FUTURO EXIGE
NOVAS INTELIGÊNCIAS 
                                                                                                                                                                                                                  
Tamo junto brother
de opinião
Entregue o problema
E leve solução
 
É A FORÇA COLETIVA
COLABORAÇÃO
ADEUS EGOÍSMO
DE INFORMAÇÃO
 
É o hino novo
É inovação
Sem egocentrismo
Vamos dar as mãos

------------------------------------------------------
 
Texto: Pedro Pequeno
Fotos: Thyago Silva, Jairo Lima e Pedro Pequeno