Navegação do site
O diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), desembargador Jorge Américo, participou, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, do 58º Encontro do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), no Mato Grosso. O evento teve como tema "Soluções Alternativas de Conflito na Era da Inteligência Artificial Generativa" e abordou as inovações e os desafios que a tecnologia impõe aos métodos de resolução de conflitos. O coordenador da Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (DFAM) da Esmape, juiz Edmilson Cruz Júnior, também esteve presente.
Realizado pelo Copedem em parceria com a Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT) e com o apoio da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat), o encontro contou com seis painéis e, ao final, foi realizada a leitura da Carta de Mato Grosso, com os principais pontos deliberados pelos integrantes do Colégio. No evento, também foi anunciada a assinatura de um convênio com a empresa Microsoft para capacitar magistrados(as) em todo o país no âmbito da inteligência artificial.
Durante sua participação, o diretor-geral da Esmape reafirmou a importância do uso de novas tecnologias para dar maior agilidade ao Poder Judiciário. "O futuro do Judiciário está no uso da Inteligência Artificial Generativa. Na Esmape, é o curso de maior demanda para magistrados e servidores", destacou.
O presidente do Copedem e diretor da Esmat, desembargador Marco Villas Boas, elogiou a atuação da Escola Judicial de Pernambuco. "A Esmape é uma das escolas mais avançadas no estudo de Inteligência Artificial no Brasil", frisou.
No encontro, o desembargador Jorge Américo recebeu o livro "Inteligência Artificial Generativa e Ativa: desvendando mitos e oportunidades", de autoria da professora da Universidade de São Paulo (USP), Dra. Ana Carla Bliacheriene, e do Prof. Dr. Luciano Vieira de Araújo.
O diretor-geral da Esmape também presenteou participantes do evento, como a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Anglizey Solivan de Oliveira, com seu último livro: "Temas de Direito Público: Questões Contemporâneas".
------------------------------------------------------------
Texto: Rute Arruda | Esmape
Fotos: Ednilson Aguiar | TJMT