Navegação do site
Visando reconhecer os aspectos da inclusão como Disciplina Jurídica; identificar e relacionar os titulares do Direito à Inclusão; reconhecer as peculiaridades do autismo para correta aplicação da legislação e proporcionar um melhor atendimento ao público, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoveu o curso Direito Inclusivo com Ênfase no Transtorno do Espectro do Autismo.
A capacitação foi destinada a servidores efetivos do Tribunal de Justiça de Pernambuco e foi realizada no Moodle, o Ambiente Virtual de Aprendizagem, no período de maio a julho. Nela, os participantes aprenderam alguns tipos de deficiência e os diferentes tipos de necessidade, além da evolução do tratamento social das pessoas com deficiência ao longo do tempo. Também forma abordadas as legislações relativas ao direito das pessoas com necessidades específicas.
A servidora Débora Diniz Dourado, lotada na 2ª Vara de Família e Registro Civil de Jaboatão dos Guararapes, acredita que o curso tornará as pessoas mais conscientes acerca das diferenças existentes. “O Judiciário precisa ser mais inclusivo e dar ferramentas aos seus servidores para ajudar as pessoas que se enquadram neste grupo”, afirmou.
O curso Direito Inclusivo com Ênfase no Transtorno do Espectro do Autismo possuiu a carga horária de 20 horas e contou com textos, vídeos e atividades de fixação do conteúdo.
..................................................
Texto: Cláudia Franco | Ascom Esmape
Imagem: Divulgação