Notícias

Magistradas participam de roda de conversa com a desembargadora e escritora Andréa Pachá

Álbum de fotos do evento AQUI.

A convite da AMEPE Mulheres, a desembargadora do TJ-RJ e escritora Andréa Pachá participou, na tarde desta segunda-feira (27), de uma roda de conversa com as magistradas pernambucanas. Temas importantes como a equidade de oportunidades entre mulheres e homens no Poder Judiciário e a troca de vivências no exercício da magistratura fizeram parte do encontro, que ocorreu na sede Esmape e contou com o apoio institucional da Escola.

"Fiquei feliz com o convite para participar desta roda de conversa. Tenho 29 de magistratura e, durante muito tempo, a falta de equidade de oportunidades entre homens e mulheres não era discutida no Judiciário. E a união das juízas é fundamental nesse sentido, não só para trocar experiências, mas também para propor soluções", afirmou Andrea Pachá.

O presidente da AMEPE, Leonardo Asfora, esteve na sede da Esmape no início do encontro para dar as boas-vindas à convidada. Em seguida, a diretora da AMEPE Mulheres, Tatiana Lapa Carneiro Leão, abriu o evento e agradeceu a disponibilidade da desembargadora, que "mesmo de férias aceitou o nosso convite. Estamos muito felizes em antecipar e dar início à programação do Mês de Mulher com este encontro", disse a diretora da AMEPE Mulheres. Ela também fez questão de ressaltar que, apesar de estar à frente da diretoria juntamente com a vice-presidente da entidade, Ana Marques Veras, a AMEPE Mulheres tem o apoio de outras diretoras mulheres da Associação. "Desde que foi criada, a AMEPE Mulheres conta com a participação ativa de todas as diretoras da entidade. Assim, podemos pensar coletivamente em ações voltadas para a participação feminina no Judiciário".

A vice-presidente da AMEPE e diretora adjunta da AMEPE Mulheres, Ana Marques Veras, também agradeceu à desembargadora. "É uma alegria realizar a nossa primeira roda de conversa com a desa. Andréa Pachá e poder encontrar tantas colegas que não vejo com frequência devido às nossas atribuições diárias. A proposta das rodas de conversa é justamente proporcionar um momento de encontro e de troca entre as magistradas", explicou.

Durante a roda, Andréa Pachá também falou sobre a edição comemorativa de dez anos do livro "A vida não é justa", que será lançado no Recife na terça (28), na livraria Leitura (Shopping RioMar). A edição especial reflete sobre as mudanças nos relacionamentos familiares, impactados pelas transformações sociais e culturais e pela pandemia.

-------------------------------------------
Texto: Mariana Dantas | Ascom AMEPE
Foto: Gleber Nova | Ascom Esmape