Navegação do site
A Escola Judicial de Pernambuco iniciou, segunda-feira (19/02), o curso Dashboard em Power BI Aplicado aos Relatórios do TJPE Reports. A formação prepara para o uso dessa ferramenta da Microsoft, que permite a rápida visualização de dados avançados e interativos, proporcionando soluções mais eficientes ante sobrecargas de informação. O edital do curso foi assinado conjuntamente pelo presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Francisco Bandeira de Mello, e o diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo Pereira de Lira.
Segundo a Coordenadora dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento para Servidores, juíza Fernanda Chuahy, "A intenção é capacitar em laboratório os Servidores que atuarão como Supervisores da Diretoria Estadual dos Juizados Especiais. Com conhecimento e uso da ferramenta, estarão aptos a gerirem suas equipes com eficiência e seguranca".
Estao previstas 2 turmas de capacitação com aulas presenciais totalizando 20 horas de treinamento, cada. Como docente, o supervisor de Processamento Remoto da Diretoria Cível do 1º Grau da Capital, Paulo Serpa, que implantou o sistema em sua unidade, pioneira no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no uso do programa, sob a égide das Diretoras de Processamento Remoto, Danielle Nobre e Tsuyuko Sakane.
De acordo com ele, o uso do Dashboard em Power BI causou um impacto positivo considerável, colaborando para a rápida identificação dos processos que estavam com o tempo de cumprimento em atraso (120 dias). Auxiliou na decisão de solicitação de ações do tipo: grupos de trabalho, forças tarefas, especializações de cumprimentos, etc. Essas ações tiveram como consequência a diminuição do tempo de cumprimento dos atos judiciais para, atualmente, zero dia.
Atualmente, a ferramenta usada, em geral, é a TJPE Reports, proveniente do Excel. O Dashboard, cria, a partir dos dados informados, um painel com métricas e indicadores, de forma clara e organizada, em uma única tela, facilitando a gestão e auxiliando no processo de tomada de decisão.
Nesse sentido, os Dashboards em Power BI (business intelligence) facilitam a tarefa de gestão cartorária, auxiliando no processo de tomada de decisão, dando celeridade ao trabalho e identificando pontos a serem aperfeiçoados. O resultado é uma Justiça mais ágil, acessível e efetiva no âmbito estadual. Repercute para a redução da taxa de congestionamento e para a pacificação social, com impactos claros na performance ante índices das metas do Conselho Nacional de Justiça.
---------------------------------
Texto: Ascom Esmape
Fotos: Ascom Esmape