Notícias

Curso “Gestão, Planejamento e Liderança” é considerado sucesso e já tem previsão para novas turmas

 

 


Wagner Lucena e Marcel Lima abordaram a importância da comunicação positiva como ferramenta para liderança
 

Terminou na última sexta-feira (28), o curso “Gestão, Planejamento e Liderança”, promovido pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e ministrado pelo gestor da  Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), Marcel Lima, e pelo secretário executivo da Esmape, Wagner Lucena. Confira o álbum de fotos (aqui).

 

De acordo com Marcel Lima, a gestão se sustenta em dois grandes pilares: a liderança e o planejamento. No entanto, o foco maior é a liderança, porque não adianta ter um bom planejamento se as pessoas não estiverem motivadas para executá-lo. “O segredo para qualquer gestão é o líder focar nas pessoas. Porque por mais desenvolvido que seja um fluxo de trabalho ou um sistema computacional, ele vai precisar de pessoas para operá-los”, disse o secretário da SGP.

 


Os facilitadores deram foco na complexidade da pessoa humana, no planejamento e na liderança

 

Para Marcel Lima, o desafio dentro do Judiciário ou em qualquer local é entender que o trabalho de gestão é contínuo e diário, porque o material humano tem muita complexidade. “Você pode conviver um mês com uma equipe bem motivada e, por questões pessoais, no outro mês o trabalho estar mais difícil de fluir. O gestor tem que entender que deve adequar o método de trabalho para aquela situação que pessoas estão vivendo, obviamente não prejudicando a produtividade, e observar quais as atividades que as elas estão mais preparadas para desenvolverem”, informou o gestor.

 

Os facilitadores da aprendizagem aplicaram dinâmicas de trabalho em equipe. “Nosso objetivo é fazer com que os servidores reflitam sobre os interesses individuais em detrimento com da equipe de trabalho e colaborem no cumprimento dos objetivos da organização que é a jurisdição. Estamos preparando-os para sejam catalisadores de pequenas mudanças positivas nos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE)”, disse Marcel Lima.

 

Segundo Wagner Lucena, o gestor deve ter conhecimento sobre como conduzir as relações interpessoais, a delegação de poder, a comunicação e a resolução de conflitos na sua unidade de trabalho. “O TJPE por ser uma entidade pública, com organograma bastante hierarquizado e ter alguns cargos de gestão ocupados por aqueles que têm a confiança do gestor maior e, que algumas vezes não tiveram a vivência dentro da unidade judiciária, sentem dificuldades em conduzir a equipe. Para isso é importante essa capacitação”, afirmou o secretario executivo da Esmape.

 


O curso foi dinâmico e teve muita interação dos participantes

 

A capacitação, segundo Wagner Lucena, é a unificação dos cursos: “Desenvolvendo a essência da gestão” e “Planejamento, rotinas e métodos”. “Vimos que os participantes de cada curso sentiam a necessidade da abordagem de outros conceitos e práticas.. Então, estruturamos o conteúdo para contemplar todas as áreas, sobretudo, para quem tem interesse de um dia ocupar o cargo de gestor”, disse.

 

Para Marcos Tadeu, servidor da Gerência de Manutenção (GEMAN) o curso proporcionou a aprendizagem sobre o uso do poder e da autoridade, ou seja, como lidar com os subordinados. “Vou evitar usar menos o poder e mais a autoridade que está baseada na condição de convencer o subordinado, com argumentos, para que ele realize motivado à tarefa”, refletiu.

 

Daniele Andréa Amorim Tavares, da 3ª Vara Cível da Capital, viu o curso como uma oportunidade de reciclar o conhecimento. “Gostei muito do foco em liderança e dos com exemplos práticos”, afirmou.

 

Para Lidiane Rossely Castro de Souza, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Olinda (CEJUSCS), “A gente tem na cabeça que deve ser proativa. Mas, aprendi que não é só isso. A gente tem que saber se comunicar, saber escutar, olhar nos olhos das pessoas”, disse.

 

Os facilitadores Marcel Lima e Wagner Lucena pretendem formar mais turmas de servidores. O curso “Gestão, Planejamento e Liderança” será oferecido também neste mês de agosto. “Recebemos uma demanda reprimida solicitando cursos presenciais. Na nova sede da Esmape teremos 20 salas e vamos poder oferecer mais cursos presenciais, com instrutores qualificados e do próprio TJPE”, afirmou Wagner Lucena.

 

 

.............................................

Texto: Joseane Duarte

Fotos: Gleber Nova