Notícias

Comitiva do TJPB visita a Esmape

Confira as fotos da visita AQUI.

Comitiva de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) realizou, nesta quinta-feira (3/8) visita à Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), para conhecer instalações e projetos. A equipe foi liderada pelos desembargadores Ricardo Vital, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura da Paraíba (Esma) e o desembargador Frederico Coutinho, ex-corregedor do TJPB. Foram recebidos e ciceroneados pelo diretor-geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello, junto com sua diretoria.

O grupo percorreu praticamente todas as instalações, incluindo aí estúdio de gravações, auditórios e salas moduláveis. O desembargador Francisco Bandeira de Mello destacou que o uso de salas moduláveis tem como foco promover a interatividade do aluno. “Com a possibilidade de movimentação do mobiliário, é possível oferecer formas de interação que encaminham alunos a se sentirem protagonistas das ações pedagógicas, conseguindo excelentes resultados, que se irradiam pelo serviço prestado”, frisou. 

Entre os que integraram a equipe anfitriã, a coordenadora da Diretoria de Formação de Servidores, juíza Fernanda Chuay, e o coordenador da Diretoria de Formação de Magistrados, Luiz Carlos Vieira Figueirêdo. Também o coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias) da Esmape, juiz José Faustino Macêdo.

O instituto IDEIAS TJPE, que vem crescendo em área, projetos e importância, foi um dos focos da visita. O Ideias chega aos seus quatro anos com premiações importantes e projetos de respostas efetivas. Um deles é o Expedito, um robô concebido com foco em desafios das varas criminais que automatiza procedimentos repetitivos, desafogando servidores e beneficiando o público.

Diante do que viu, o desembargador Ricardo Vidal deixou na Esmape declarações que a Escola vai guardar:

“A Esmape traz a convicção daquilo que imaginávamos acerca da antecipação do futuro como ideal, mais que isso, como realidade. É preciso trazer o futuro para o presente, para não ficar alheios Pa temporalidade. O que nos chama a atenção aqui é essa interação de ideias. Parte do que é feito aqui, nós desenvolvemos na Paraíba, mas esse balcão de laboratórios, não é um apenas, é algo não só efetivo, como estimulador ao pensamento e à concretização de ideias no âmbito dessa missão, paralela e fundamental ao exercício da jurisdição, que é abrir as mentes para a evolução do mundo".

 

-------------------------------------------

Texto: Paula Imperiano | Ascom Esmape

Fotos: Jairo Lima e Thyago Silva | Ascom Esmape