Navegação do site
Na manhã da última segunda-feira de agosto (28/08), a equipe da Biblioteca Jarbas Maranhão recebeu a visita da bibliotecária e gerente da Biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Sirlênia Araújo, e do estagiário de Biblioteconomia, Tiago Alessandro Vasconcelos.
O objetivo da visita foi conhecer o funcionamento as plataformas digitais assinadas pela Biblioteca da Esmape e as particularidades da gestão do acervo. De acordo com Sirlênia, o que chamou sua atenção, além da organização foi o conhecimento e entusiasmo da equipe. “Ao entrar na biblioteca fui imediatamente impressionado pela atmosfera tranquila do ambiente. Fomos muito bem recebidos pela coordenadora, Joseane, que nos atendeu com presteza e conhecimento. A equipe de atendimento demonstrou muito entusiasmo, prontos para auxiliar com qualquer pesquisa. A abordagem paciente e prestativa fez com que me sentisse verdadeiramente valorizada como visitante. A disposição física da biblioteca, combinada com a excelência do atendimento, tornou minha visita uma experiência incrivelmente enriquecedora e inspiradora”, afirmou a gerente da Biblioteca Alepe.
Na ocasião, Sirlênia e Thiago tiveram oportunidade de conhecer também o tratamento técnico dado às obras raras, valiosas e especiais, além de como é feita a seleção, padronização e divulgação dos atos normativos do TJPE. “A biblioteca é muito bonita e extremamente organizada. A iniciativa de digitalização dos documentos antigos é maravilhosa e com certeza deve ajudar bastante aos usuários, em questão de facilidade e rapidez no acesso. A atualização diária no sistema com informações extremamente importante. É um trabalho de se aplaudir. E o cuidado e dedicação com as obras raras é lindo de se ver. Com certeza, a biblioteca é um modelo a se seguir”, disse Tiago Vasconcelos.
Para Joseane Duarte, gerente da Biblioteca Jarbas Maranhão, a visita técnica é uma oportunidade de trocar experiências e aprendizagem. “Apresentar o que estamos realizando em relação ao tratamento e preservação do acervo, além das nossas instalações físicas e, ao mesmo tempo, a nossa equipe receber informações sobre a biblioteca visitante é prazeroso e enriquece o conhecimento”, concluiu.
................................................................
Texto: Joseane Duarte - Biblioteca
Foto: Cortesia - Biblioteca