Notícias

Assinado acordo de cooperação internacional entre a Esmape e Universidade Carlos III de Madri

 

Convênio da Esmape em Madri, Espanha
Prof. Dr. Luis Aguiar de Luque recebe das mãos do Des. Eurico de Barros Correia o livro sobre acervo

museólogico do TJPE

 

Dentro do programa de relações internacionais da Esmape – Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o desembargador Eurico de Barros Correia Filho assinou mais um protocolo de cooperação com uma instituição estrangeira. Desta vez foi com a Universidade Carlos III de Madri, nesta quarta-feira (10).

Pela Universidade Carlos III de Madrid, o convênio foi assinado através do reitor Ruan Domo Urroz, representado no ato pelo catedrático e juiz do Tribunal Europeu de Direitos Humanos, Luis Aguiar de Luque, também diretor do Instituto de Direito Público Comparado da Universidade, tendo exercido o cargo de Vogal do Conselho Geral do Poder Judicial da Espanha. Aguiar de Luque recebeu do desembargador Eurico de Barros Correia o livro “A justiça de Pernambuco e seu palácio: inventário do acervo museológico dos bens móveis”, editado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

O protocolo de intenções tem vigência de quatro anos e suas cláusulas propõem o intercâmbio acadêmico para promoção e organização de cursos, seminários e congressos; edição de publicações voltadas à investigação científica; e a entrega de titulações conjuntas, além de outras atividades de interesse comum entre as instituições. Ficarão sob a responsabilidade de um comitê específico, representado por dois membros escolhidos por cada uma das escolas, a implementação, o controle e o acompanhamento dos projetos acadêmicos.

Para o desembargador Eurico de Barros Correia, a parceria com instituições estrangeiras amplia o portfólio de capacitações para juízes e servidores do Poder Judiciário estadual e demonstra a preocupação da Esmape em oferecer um ensino de qualidade, além das fronteiras do estado de Pernambuco. “Com os convênios temos condições de trocar experiências e criar novos conhecimentos que irão contribuir para melhoraria da prestação jurisdicional”, afirmou.

Esteve presente na solenidade, a juíza Ana Cláudia Brandão, coordenadora dos cursos de pós-graduação da Esmape.

 

.....................................................

Texto: Joseane Duarte

Fotos: Diretoria da Esmape