Navegação do site
Alunos recebem certificado de conclusão do curso de pós-graduação
Foi realizada, na última quinta-feira (05), a solenidade de entrega de certificados dos 187 alunos das quatro turmas de pós-graduação de Direito Civil e Processo Civil, uma de Direito Penal e Processual Penal e uma de Direito Público realizadas pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).
Na cerimônia, que contou com a apresentação do Coral do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o Diretor Geral da Esmape, Des. Jones de Figueirêdo Alves, parabenizou os magistrados e alunos pela nova conquista relembrando a sua carreira. “Eu tenho uma particular alegria em compartilhar esse momento com vocês. Revivendo os rumos de outrora, eu me reconheci o mesmo juiz de 27 de novembro de 1975 porque carregava e carrego o alumbramento das provocações e dos desafios da vida”, disse o Des. Jones Figueirêdo Alves que completou no mês de novembro 44 anos de magistratura e 22 de TJPE.
“Eu posso dizer, com a experiência de quatro décadas e mais quatro anos, que eu me orgulho desses servidores. Somos responsáveis por cada um porque precisamos responder à altura dos anseios, dos sonhos, das conquistas e da vontade de acrescentar. É por isso que a conclusão de 187 formandos dos seis cursos de pós-graduação é um capitulo que acrescenta na jornada, mas não é um trabalho terminado”, completou o Des. Jones Figueirêdo Alves, que anunciou que em janeiro estará na Faculdade de Direito Clássica de Lisboa para ministrar palestra e celebrar o convênio com a instituição para a realização de mestrado profissional na Esmape.
O juiz supervisor da Escola Judicial de Pernambuco, Saulo Fabianne, também esteve presente na solenidade e destacou a ideia de pertencimento dos servidores ao TJPE e o amor ao trabalho prestado. “Eu tive a oportunidade de trocar algumas ideias, dar aulas nas turmas de pós-graduação e uma das coisas que eu observo muito é que os servidores têm orgulho de fazer parte do TJPE. Eu posso testemunhar que todos esses servidores que passaram nessas seis turmas de pós, que eles não apenas fazem o que amam, mas amam o que fazem. Vestem a camisa do Tribunal de Justiça de Pernambuco”, falou Saulo Fabianne parabenizando todos pela nova conquista.
Esmape entrega certificados de conclusão de curso aos alunos das pós-graduação
A aula da saudade foi ministrada pelo presidente da Associação Brasileira de Direito Processual (ABDPro), Roberto Campos Gouveia Filho, que fez uma explanação sobre A questão de uma nova jurisdição ou uma jurisdição para o futuro. De acordo com ele, nós estamos vivendo uma fase de disrupção e ainda não sabemos o impacto que a tecnologia causará no Direito. “Muita coisa vai mudar, a princípio para melhor. A jurisdição tem que ser eficiente, produtiva e cada vez mais será. A inteligência artificial bate a nossa porta para tanto, não tenho dúvidas de que isso vai acontecer, mas não se pode olhar apenas por esse lado. Existem limites, freios, caminhos a serem seguidos. As garantias também estão aí e precisam ser observadas”, explicou Roberto Campos Gouveia Filho.
Após a aula da saudade, o servidor da Secretaria de Gestão de Pessoas e concluinte da pós-graduação de Direito Público, Márcio José Pessoa do Nascimento, representou os demais colegas realizando o discurso do orador. “Esta foi mais uma missão que nos foi dada e que cumprimos. Eu tenho muito orgulho de dizer que faço parte deste Tribunal e agora posso dizer que sou especialista pela Esmape, essa instituição tão credenciada não só aqui em Pernambuco, mas no país inteiro. Eu gostaria de agradecer à Escola Judicial de Pernambuco por nos dar essa oportunidade”, disse Márcio Pessoa.
Após a Aula da Saudade e ao discurso do orador, Diretor Geral e o juiz supervisor da Esmape, Des. Jones de Figueirêdo Alves e Saulo Fabianne, respectivamente, entregaram os certificados de conclusão de curso aos alunos presentes e aos que obtiveram o maior desempenho em cada turma. A oficial de justiça Mônica de Menezes Frazão Rocha atingiu a nota mais alta na sua turma e falou sobre a experiência de fazer uma pós-graduação pela Esmape. “Eu me senti contemplada pela oportunidade de fazer um curso tão rico, gratuito, com um corpo docente muito capaz e uma equipe de coordenação extremamente competente. Foi muito enriquecedor. Os professores tiveram uma didática boa na hora de cobrar o conhecimento, fazendo com que nós nos ajudássemos. Eu não cresci sozinha, cresci como o grupo”, afirmou Mônica de Menezes.
Compuseram a mesa da solenidade Diretor Geral e o juiz supervisor da Esmape, Des. Jones de Figueirêdo Alves e Saulo Fabianne, respectivamente; a Diretora de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores, Rosalie Campos; os professores Eduardo Luís Cavalcanti Campos e Jorge Antônio Cavalcanti Araújo; e o presidente da (ABDPro), Roberto Campos Gouveia Filho.
Confira aqui as fotos da solenidade e as placas de conclusão de cada curso.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Fotos: Gleber Nova