Notícias

Administração do foro foi tema de aula para os novos juízes

 


Juiz Saulo Fabianne orientou como administrar um Foro.

 

O juiz Saulo Fabianne de Melo Ferreira exerceu entre 2014 e 2015, a função de diretor do Fórum Rodolfo Aureliano, considerado o maior do Estado pela capacidade de comportar unidades judiciais onde trabalham 160 juízes e 1.500 colaboradores, entre servidores e terceirizados.

 

Somando a esta experiência, com a de ser o atual supervisor da Esmape – Escola Judicial de Pernambuco, Saulo Fabianne ministrou, na manhã desta quinta-feira, aula prática sobre o papel do juiz na administração do Foro. Os novos juízes substitutos vão assumir vara única no interior do Estado. Confira o álbum de fotos aqui.

 

“Hoje o juiz deve saber gerenciar processos e saber como organizar a sua secretaria, para que o processo seja movimentado, de maneira rápida e correta. Então, precisamos também administrar pessoas”, afirmou o juiz.

 

“Administrar o nosso local de trabalho em relação às instalações físicas é proporcionar um ambiente produtivo para equipe. Nas comarcas de vara única, vocês também serão gestores de contratos e devem ter iniciativa de agir para fazer a manutenção e conservação predial”, pontuou Saulo Fabianne.

 

O supervisor da Esmape explicou, através de exemplos práticos, como muitas vezes soluções simples melhoram o fluxo do atendimento ao cidadão. “É preciso ouvir. Quando eu assumi a direção do Fórum do Recife, passei uma semana ouvindo as pessoas que trabalham nele, assinalando as necessidades para encontrarmos soluções”, disse Saulo Fabianne.

 

“O juiz não pode ficar encastelado em seu gabinete, fechar as cortinas e não gerenciar sua secretaria ou comarca”, afirmou o juiz. Outra questão discutida foi o armamento dentro do Foro. Saulo Fabianne mostrou a proibição, baseada nos provimentos da Corregedoria Geral de Justiça e regulamentação do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

 

..................................

Texto: Joseane Duarte

Foto: Gleber Nova