Notícias

Aberta seleção para Banco de Intérpretes em Libras

Arte em Salmão no fundo, com detalhes e contornos azuis claro e escuro. Logo da Esmape e do TJPE ao canto superior esquerdo. O texto em azul: "Seleção de Servidores(as)". Abaixo, o texto "Banco de Intérpretes de Libras da Esmape" em preto. Mãos que representam Libras a esquerda.

Inscrições ficam abertas até o dia 25 de abril

Com o objetivo de promover a comunicação para todas as pessoas que participam de ações pedagógicas e eventos na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) e a instituição de ensino promovem seleção para Banco de Intérpretes. O processo seletivo é voltado a servidores(as) efetivos(as), comissionados(as) ou à disposição do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que possuem competência para tradução/interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Edital 7/2023, publicado na edição 64 do Diário de Justiça eletrônico (DJe) em 10 de abril, traz os detalhes. Leia AQUI.

As pessoas interessadas em participar da seleção devem se inscrever até o dia 25 de abril, exclusivamente, através do e-mail funcional e encaminhar a manifestação para sgp.ddh.selecao11@tjpe.jus.br, conforme modelo presente no Edital 7/2023. A inscrição precisa conter nome completo; cargo; número da matrícula; unidade de lotação; e currículo das experiências formativas e práticas profissionais relacionadas com Libras e pessoas surdas.

A inscrição também precisa conter cópia digitalizada de certificado ou declaração que comprove conclusão de formação profissional de tradutor(a) e intérprete de Libras, realizado por meio de: curso de educação profissional reconhecido pelo sistema oficial de ensino; curso de extensão universitária; curso de formação inicial ou continuada promovidos por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. Ainda se faz necessário certificado do Exame Nacional para Certificação de Proficiência no Ensino da Libras e para Certificação de Proficiência na Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa (Prolibras); e documento(s) que comprove(m) que atuou, de maneira simultânea, como tradutor(a) e intérprete de Libras e da Língua Portuguesa.

A seleção é composta por avaliação curricular a ser realizada pela Gerência de Seleção e Acolhimento da SGP em conjunto com a Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Os(as) candidatos(as) selecionados(as) não mudarão de lotação, apenas irão fazer parte do quadro reserva de servidores(as) especialistas em tradução/interpretação em Libras.

As pessoas que atuarem, em caráter eventual, como intérprete farão jus ao recebimento de remuneração, conforme a Portaria 1/2021 da Esmape, publicada na edição 156 do DJe em 24 de agosto de 2021. A anuência do gestor(a) para a atividade de tradutor(a) só será necessária quando ela for desenvolvida no horário de trabalho, devendo haver compensação das respectivas horas. O resultado da seleção será publicado até a segunda semana do mês de maio.

.....................
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE
Arte: Ascom Esmape