Navegação do site
Atividade foi realizada em parceria com a EJ-TRT6 e a ABDT
Em parceria com a Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (EJ-TRT6) e a Academia Brasileira de Direito do Trabalho (ABDT), a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoveu o curso “O Poder Judiciário de 2021”. O evento foi realizado em dezembro de 2020 e trouxe observações a respeito das atividades a serem desempenhadas neste ano. Dentre os temas abordados, a atividade trouxe debates sobre os impactos da covid-19 na economia e no trabalho; as mudanças no ambiente de trabalho e casa; a corresponsabilidade familiar: empresa x família; e o aperfeiçoamento de magistrado e servidor para o Poder Judiciário pós-pandemia. Reveja o evento AQUI.
Contando com a participação de integrantes do Judiciário de Pernambuco e de outros estados do Brasil, o webinário iniciou as abordagens tratando do Judiciário em 2021 a partir de perspectivas e desafios com foco no trabalho a distância. As primeiras palestras foram do diretor-geral da Esmape, desembargador Adalberto de Oliveira Melo; do supervisor da Esmape, juiz Sílvio Romero Beltrão; do desembargador Regional do Trabalho da 6ª Região, desembargador Sérgio Torres Teixeira; do diretor-geral da EJ-TRT6, desembargador Ivan Valença; do ministro Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão; da juíza do Trabalho, Thereza Nahas; e da professora de pós-graduação em Direito Processual do Trabalho, juíza Flávia Moreira Pessoa.
O juiz Sílvio Romero Beltrão falou sobre a abrupta mudança e os desafios em ter que adaptar a atuação de forma remota por conta da quarentena e como isso afeta o Poder Judiciário. “De um momento para outro, nós tínhamos uma estrutura zero em termos de eventos remotos, on-line, e, de uma hora para outra, nós fomos jogados em ter que realizar sessões, aulas e cursos virtualmente. Nós, em 2019, nunca imaginamos a situação de poder estar na nossa casa, fazendo essas sessões on-line. Agora nós temos quase todas as audiências dessa forma produtiva”, destacou o magistrado.
A juíza Thereza Nahas falou sobre a adaptação à forma remota de trabalho, também abordada pelo juiz Sílvio Romero, trazendo exemplos de produtividade de servidores. “Eu estou com funcionários na vara que se reestruturaram tão bem nas casas, investiram para poder trabalhar nesse período nas casas, que não querem mais voltar para o fórum porque a produção deles no fórum era muito menor do que na vara. Realmente eles apresentaram resultados que me deixaram um pouco abismada e entusiasmada. O trabalho tem fluído muito bem lá na vara, com relação ao trabalho em casa”, afirmou a magistrada.
O ministro Cláudio Brandão trouxe dados para debater sobre os ambientes pré-pandemia e pós-pandemia, comparando o índice de casos novos eletrônicos ao longo dos anos. “Quando a pandemia chegou, nós tínhamos 85,8% nos processos de 1º grau, já em ambiente eletrônico. E tínhamos também, em 2º grau, 78% dos processos tramitando em ambiente eletrônico. Isso nos mostra a importância da tecnologia no sentido de viabilizar o acesso à justiça. A realidade que nos apresentava era de que a maior parte dos processos do 2º grau, já tramitavam nos ambientes eletrônicos. Na primeira semana, disponibilizamos a possibilidade de audiência tele presenciais para atendimentos a advogados”, reforçou o ministro.
Durante a palestra Inovação no Poder Judiciário, a coordenadora do Programa de Gestão e Inovação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), juíza Luciana Ortiz Zanoni, trouxe questionamentos e observações a respeitos das mudanças do Poder Judiciário, com inovações pós-covid-19. “Temos acentuada a nossa dificuldade socioeconômica. A partir das possibilidades que o Judiciário tem, com a transcendência do processo eletrônico, com a nossa união e com o diálogo, será que estamos atendendo nossos usuários? É para isso que serve as novas tecnologias, para nós prestarmos um serviço digno para todos nossos usuários”, declarou a magistrada.
Reveja outros webinários produzidos pela Esmape em https://www.youtube.com/channel/UCtTg_DSptM_WDZxl9RMN8Lg/videos
...................................................................................................................
Texto: Pedro Pequeno | Ascom Esmape
Revisão: Francisco Shimada | Ascom Esmape
Imagem: Captura da Internet