Navegação do site
Problema social grave, a violência doméstica foi tema de debate, nesta sexta-feira (15/03), na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), no Encontro das Varas de Violência Doméstica Contra a Mulher e a Rede de Proteção à Mulher do Recife. O objetivo do evento científico, realizado das 9h às 12h, foi estreitar laços e atualizar conhecimentos de instrumentos e serviços disponibilizados pela rede. A coordenação esteve a cargo da juíza titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ana Cristina Mota. O evento integra as atividades do TJPE na XXVI Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa.
Participaram diversos representantes da rede de proteção à mulher e centros de referência e da saúde mulher. No elenco, Secretaria da Mulher do Recife, Centro de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CEMEP), Ministério Público (MPPE), e Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Ainda, Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Defensoria Pública de Pernambuco (DPPE), e Núcleo de Defesa da Mulher da (Nudem/DPPE).
Também no hall, a Central de Mandados (Cemando) do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, e de servidoras e servidores das três varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Capital e equipes técnicas. O evento foi um espaço de integração e troca de experiências, fortalecendo a articulação da rede de proteção e contribuindo para a melhoria dos serviços prestados às mulheres em situação de violência.
Entre expositores, a defensora pública Débora Andrade, coordenadora do NUDEM/DPPE; o promotor João Maria Rodrigues Filho, da 44ª Promotoria, com atuação na 1ª Vara de Violência Doméstica; a tenente Jéssyca Karollynne Moreira da Silva Carneiro, da Patrulha Maria da Penha da PMPE; e a delegada Jessica Ramos, da DEAM.
-------------
Texto: Paula Imperiano
Fotos: Ascom Esmape