Notícias

IDEIAS TJPE é selecionado para programa de inovação da OCDE

O Instituto de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (IDEIAS TJPE) foi selecionado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para participar de uma trilha de conhecimento e desenvolvimento em parceria com outros laboratórios de inovação do setor público espalhados pelo mundo. O IDEIAS é o único laboratório de inovação da justiça estadual brasileira a integrar o Observatório de Inovação do Setor Público da OCDE, desde 2023.

A participação nesta trilha de conhecimento e desenvolvimento permitirá que o IDEIAS cresça com experiências internacionais e compartilhe projetos com parceiros globais, como outros laboratórios e especialistas da OCDE.A atividade consistirá em cinco sessões temáticas entre outubro de 2024 e março de 2025.

A SELEÇÃO

A equipe do IDEIAS TJPE foi selecionada através da chamada pública "Gov2Gov Innovation Incubator", realizada pela OCDE no início de 2024. Os protótipos submetidos à incubação internacional estão relacionados à violência contra a mulher e foram desenvolvidos durante a maratona de inovação Criejam 2022, realizada pelo próprio instituto em parceria com atores do setor público e privado.

O IDEIAS irá se beneficiar da trilha de incubação da OCDE a partir de três eixos principais. O primeiro eixo diz respeito à criação de uma rede de cooperação nacional e internacional para construir soluções para o setor público com foco nos desafios vividos pela Coordenação Estatal da Mulher em Situações de Violência Doméstica e Familiar. O segundo eixo, por sua vez, diz respeito à partilha de tecnologias digitais e sociais com os participantes do projeto. Por fim, o terceiro eixo representa a aquisição, pelas equipes do IDEIAS e da Coordenadoria, de competências e habilidades para enfrentar os desafios complexos sob a ótica da criatividade, da inovação e do empreendedorismo públicos.

OS PROTÓTIPOS

ADA

ADA é uma assistente virtual, disponível na intranet, que tem o objetivo de conectar as pessoas e disseminar conhecimentos em questões de gênero. Ela conta com (1) Banco de Talentos e Competências das mulheres do TJPE; (2) Canal de Suporte para recebimento de denúncias de assédio e discriminação por questões de gênero; e (3) Dissemina informações educativas a respeito de Direitos Humanos para Igualdade de Gênero. Tudo isso de forma tecnológica, individualizada e humanizada.


 

BERTHA

A necessidade de implementar uma política institucional para cumprir a Meta 9 do CNJ e garantir a equidade de gênero (ODS 5 da agenda 2030 - ONU) inspirou a criação do aplicativo BERTHA. Com essa ferramenta, será possível conhecer todas as iniciativas e projetos existentes no TJPE para garantir o cumprimento da Resolução CNJ nº 255/18, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.


 

PORTODAS

É uma rede social feminina, que tem como público alvo as mais de 5.000 mulheres que trabalham no TJPE (entre magistradas, servidoras e terceirizadas), reunidas virtualmente para promover a integração e o acolhimento das mulheres do TJPE.


 


Mais informações:


 

https://oecd-opsi.org/blog/gov2gov-innovation-incubator-challenge/