Notícias

Ideias da Esmape em Encontro com a OAB



Cerca de 40 advogados integrantes de sete comissões da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE) se reuniram na Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), nesta quinta-feira (13/06), para discutir um dos temas mais relevantes dos últimos meses: Inovação. Segundo o juiz Faustino Macedo, coordenador do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias) da Esmape, que recebeu o grupo, a disseminação do uso da Inteligência Artificial despertou o interesse no assunto. “O momento ressaltou a urgência de reavaliar padrões e modelos de trabalho em todos os setores, incluindo o Direito”, refletiu.
A reunião fez parte de um esforço sistemático da Esmape, especificamente do Ideias, para se aproximar de todos os envolvidos no Processo Judicial, especialmente da advocacia. “Entendemos que a qualidade do serviço será melhor quando nos comunicarmos melhor com todos esses atores. No conceito de inovação aberta, precisamos trazê-los para perto, mostrar nosso trabalho e conhecer o que está sendo feito fora”, explicou o magistrado.



Inaugurado em 2019, o Ideias do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) foi o primeiro laboratório de inovação entre judiciários estaduais no Brasil. Criado bem antes de o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) inserir a “inovação” entre suas metas, em 2021. Essa primazia e os avanços alcançados fizeram dele uma referência nacional. É o único laboratório de inovação da justiça estadual brasileira a integrar o Observatório de Inovação do Setor Público da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No início deste ano, foi selecionado para mentoria de um dos seus projetos pela entidade, sendo um privilégio para toda a comunidade jurídica pernambucana tê-lo tão perto.
O diretor de Inovação da Escola Superior de Advocacia (ESA/OAB-PE), Pedro Silveira, explicou que a visita representa uma intenção de interação: “Queremos conhecer as ideias inovadoras e saber como o Tribunal está usando a tecnologia, como ele está olhando para o futuro. Nosso intuito é estar cada vez mais próximos”, disse.



No encontro, todos puderam conhecer o Ideias desde o início de sua trajetória: dos desafios de falar de inovação quando isso ainda não fazia parte dos temas concretos do Judiciário até as entregas recentes de robôs como Expedito e inteligências artificiais como Bastião e, mais recentemente, Laura, esta última ainda em testes. São mecanismos que já estão ajudando a desafogar as varas e melhorar previsões do sistema jurisdicional.

Para a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE, Roberta Sousa, a pauta foi necessária: “É imprescindível entender como nós podemos colaborar e fazer parcerias que agreguem às pautas da advocacia, especialmente às pautas da advocacia feminina. É importante falar como a inovação e a tecnologia podem trazer benefícios para advogados e advogadas, enfim, apurar nosso olhar”, definiu.