Notícias

Formatura de Defensoras e Defensores do Instituto Maria da Penha na Esmape marca retorno nacional de Maria da Penha a eventos públicos


Confira as fotos do evento AQUI.

O auditório da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) recebeu nesta terça-feira (18/6) a solenidade de formatura da turma de Defensoras e Defensores do Direito à Cidadania do Instituto Maria da Penha (IMP). A cerimônia marcou o retorno de Maria da Penha a eventos públicos e contou com a presença de diversas autoridades e personalidades.
Em sua primeira aparição pública desde o início da pandemia, Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil, emocionou a todos. A presença da homenageada foi possível após ela ter recebido, na semana passada, proteção do Governo Federal ante ameaças que ela vem sofrendo.


A mesa de abertura foi composta pelo supervisor da Escola, juiz Silvio Romero Beltrão; a cofundadora e vice-presidente do IMP, a pedagoga pernambucana Regina Célia Barbosa; e a cônsul-geral dos Estados Unidos, May Baptista. Também, a presidente do Sindicato dos Advogados de Pernambuco, Fernanda Rezende; a sócio fundadora e coordenadora jurídica do IMP, Annabel Pessôa; o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias, Graciliano Gama; e o diretor de Governança Social da Uninassau, Sérgio Murilo Júnior.

O supervisor da Esmape, juiz Silvio Romero Beltrão, abriu a solenidade destacando a importância da parceria entre a instituição e o IMP: "A Esmape tem a honra de abrir suas portas para iniciativas como essa, que representam a luta por um futuro mais justo e igualitário para todos”, destacou. Visivelmente emocionada, Maria da Penha agradeceu a proteção do Governo Federal e reafirmou seu compromisso na cruzada contra a violência à mulher: "Agora me sinto mais segura e forte para continuar nessa luta, que não é só minha, mas de todas as mulheres. Meu desejo é que todas as pessoas sejam respeitadas e amadas."
A vice-presidente do IMP, Regina Célia, destacou a importância das parcerias para o sucesso da instituição: "Onde tem um parceiro, o Instituto Maria da Penha se faz presente". A cônsul-geral dos EUA no Recife, May Baptista,  expressou o apoio e reconhecimento do seu país ao IMP: "A Lei Maria da Penha é um marco na luta contra a violência de gênero e serve como referência para o mundo. Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil nessa causa tão importante."



A coordenadora jurídica do IMP, Annabel Pessôa, agradeceu à Esmape por abrir suas portas para a solenidade. O diretor da Uninassau, Sérgio Murilo Júnior, ressaltou a importância do lançamento da ferramenta Sinal Vermelho, em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE): "A iniciativa vai trazer mais visibilidade aos processos de feminicídio e contribuir para a construção de um banco de dados inédito sobre a realidade dessa violência em Pernambuco."
A presidente do Sindicato dos Advogados de Pernambuco, Fernanda Rezende, destacou o papel fundamental das formandas: "Elas estão nas casas das pernambucanas, chegando em muitas famílias todos os meses. Através do trabalho delas, poderemos registrar de forma mais efetiva a violência sofrida pelas mulheres dentro de casa".  O presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias de Pernambuco, Graciliano Gama, expressou a alegria e o orgulho de ter voluntárias agentes comunitárias se formando com o IMP.



As defensoras e defensores do direito à cidadania formados pelo IMP estão aptos a multiplicar conhecimento e ações de combate à violência doméstica em suas comunidades. A entrega dos certificados aos formandos foi um momento de grande emoção.
Aplausos calorosos e discursos inspiradores marcaram a solenidade, que evidenciou a importância da formação contínua para a promoção da igualdade e da justiça. A solenidade de formatura das defensoras e defensores do direito à cidadania do IMP representou um importante passo na luta contra a violência doméstica e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
--------------------
Texto: Aryagne Lopes
Fotos: Gleber Nova