Navegação do site
Esmape promove curso para tornar juízes(as) e servidores(as) aptos(as) a ministrarem aulas para magistrados(as)
Em março, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) ministrou o curso de Formação de Formadores (Fofo), da Escola Nacional de Magistratura (Enfam). O público-alvo da iniciativa são magistrados(as) e servidores(as) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que, ao longo do mês, estudaram sobre os "Elementos da Atividade Docente no Contexto da Magistratura - Nível 1".
O curso teve como objetivo desenvolver as competências de magistrados(as) e servidores(as) que atuam no planejamento e na execução de ações de formação e aperfeiçoamento dos(as) juízes(as). As aulas foram ministradas nos formatos online e presencial, na Esmape.
A desembargadora federal e a juíza federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), respectivamente, Renata Lotufo e Márcia Hoffmann foram as docentes do curso, que contou com a participação de 30 alunos(as). "Neste curso procuramos mudar o paradigma do estilo de aula tradicional e trazer a necessidade de uma formação educacional por competência, de uma forma organizada, com planejamento, para que o aluno pudesse aproveitar muito mais as aulas. Com isso, o objetivo foi tornar um curso útil, com foco na prática e aplicando metodologias ativas e dinâmicas, para que o curso se aproximasse, cada vez mais, das necessidades do Judiciário", destacou Renata Lotufo.
O servidor atuante na área da Fazenda Pública do TJPE Victor Marroquim foi um dos alunos do curso. "A relevância desta Formação de Formadores foi de agregar conhecimentos em metodologias, pedagogia para aplicação em sala de aula na formação de magistrados, e também de auxiliar na adoção destas metodologias na formação de servidores. Nós temos, muitas vezes, o conhecimento da matéria de fundo, o que a gente vai abordar nos cursos, mas nos falta uma metodologia adequada para construir o conhecimento junto ao público-alvo", refletiu.
A psicóloga judiciária da Vara da Infância e Juventude na Comarca de Palmares, Eline Firmo, participou das aulas e falou sobre a relevância da formação. "Esta capacitação foi muito importante para mim, enquanto servidora e também de uma forma pessoal. Ela vai me ajudar a atuar de maneira colaborativa em meus serviços, nas funções diárias do Tribunal e nas formações que exerço em Palmares. A equipe social tem uma formação com os pretendentes, por exemplo, à adoção. Então, estes conhecimentos irão ajudar na elaboração de aulas e na criação de estratégias mais colaborativas. Aula mais dinâmicas e expositivas, como estas, fazem com que a gente tenha uma capacitação maior e melhor", concluiu.
----------------------------------
Texto e foto: Carolina Cerqueira | Esmape