Navegação do site
Esmape encerra II Encontro Saúde e Longevidade com abordagens sobre uso de medicamentos, reposição hormonal, cuidados com os rins e a saúde cardiovascular
A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e a Rede D’Or realizaram um grande evento, nos dias 26 e 27 de março, com o objetivo de debater temas integrados sobre saúde, sobretudo de forma preventiva. A iniciativa ocorreu presencialmente no auditório Desembargador Itamar Pereira da Silva, na Esmape, e contou com transmissão ao vivo no YouTube. Assista ao dia 1 AQUI e ao dia 2 AQUI.
Nesta quinta-feira (27/3), as palestras do II Encontro Saúde e Longevidade abordaram as seguintes temáticas: “Medicina das redes sociais: fatos e fakes”, “Cuidado com os rins” e “Saúde cardiovascular”.
O evento científico contou com a presença de magistrados, magistradas, servidores e servidoras do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), além do público externo. O diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, deu as boas-vindas aos participantes e agradeceu a parceria com a Rede D'Or.
"Espero que possamos nos reunir novamente na Esmape no próximo ano para o terceiro encontro sobre saúde. Mais do que discutir o direito, é fundamental dedicarmos atenção à nossa saúde, garantindo não apenas longevidade, mas também qualidade de vida", frisou.
Assim como no primeiro dia do encontro, este segundo momento promoveu palestras extremamente relevantes e atuais na área da saúde. O endocrinologista Fábio Moura falou sobre o uso das canetas emagrecedoras, como Ozempic e Mounjaro. Já a médica endocrinologista Bruna Costi abordou a reposição hormonal em homens e mulheres.
Em seguida, os nefrologistas André Caires e Maria Carolina Neves destacaram a importância do cuidado com os rins. O médico André Caires ministrou uma palestra sobre polifarmácia e rins, explicando como a combinação de medicamentos pode levar à toxicidade, às vezes grave, comprometendo o funcionamento do órgão vital. Já a nefrologista Maria Carolina Neves palestrou sobre o uso de suplementos, evidenciando mitos, verdades e os perigos ocultos para a saúde.
O pneumologista Alfredo Leite e o cardiologista Marcos Magalhães foram os responsáveis pelo encerramento do evento científico. O médico Alfredo Leite destacou a síndrome da apneia obstrutiva do sono, um problema comum que afeta a qualidade de vida de muitas pessoas e pode ter repercussões no sistema cardiovascular. Por fim, o médico Marcos Magalhães trouxe a palestra “Coração saudável: revisitando os fatores de risco das doenças cardiovasculares”.
Além das explicações dos(as) profissionais de saúde, o encontro também contou com a participação do público, que pôde fazer perguntas aos(às) palestrantes.
-----------------------------------------
Texto: Carol Cerqueira | Esmape
Foto: Jairo Lima | Esmape