Navegação do site
Esmape convida especialistas em áreas do Direito a se inscreverem no Repositório de Mulheres Juristas
A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) convida especialistas mulheres em áreas do Direito a se inscreverem no Repositório de Mulheres Juristas, do Tribunal de Justiça do Estado (TJPE). Disponibilizado em 2022, o banco de dados é voltado para magistradas, servidoras, professoras, advogadas, defensoras públicas, promotoras e procuradoras de justiça, procuradoras do Estado e demais mulheres juristas.
O objetivo é incentivar a participação feminina na formação jurídica e em atividades promovidas pelo TJPE, bem como atender à Resolução nº 255/2018, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e às alterações inseridas pela Resolução CNJ nº 418/2021, conforme destacou a coordenadora estadual da Mulher do TJPE e vice-diretora-geral da Esmape, desembargadora Daisy Andrade.
Para se cadastrar, basta clicar AQUI. É necessário incluir nome, e-mail, telefone/WhatsApp, cargo atual, link do currículo Lattes, área de produção científica e grupos de pesquisa.
Saiba mais em: https://portal.tjpe.jus.br/web/coordenadoria-da-mulher | https://portal.tjpe.jus.br/web/coordenadoria-da-mulher/repositorio-de-mulheres-juristas
INCENTIVO - A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) tem buscado incentivar a produção acadêmica dos(as) magistrados(as) do Poder Judiciário estadual. No dia 16 de dezembro, às 17h30, haverá o lançamento de quatro edições da Revista da Esmape - de forma física e digital - e a Coletânea de Artigos Jurídicos - disponível no formato digital.
As revistas são frutos de dissertações de mestrado dos juízes de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Edmilson Cruz Júnior; Francisco Tojal Dantas Matos; Haroldo Carneiro Leão Sobrinho; José Faustino Macêdo de Souza Ferreira.
Durante o evento, serão distribuídos 200 exemplares de cada revista.
A Coletânea de Artigos Jurídicos - Esmape 2024 reúne textos de renomados(as) juristas, como Jones Figueirêdo, Flávio Tartuce, Leonardo Carneiro da Cunha, Arnaldo Rizzato Filho, Alice Biachini, Lúcio Grassi, o diretor-geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, dentre outros. Com abordagens inovadoras sobre questões jurídicas contemporâneas, a coletânea visa enriquecer o estudo e a prática do Direito, trazendo contribuições que dialogam com os desafios enfrentados pela sociedade e pelo Judiciário.
A Esmape também lançará, em março de 2025, teses de doutorado e dissertações de mestrado das juízas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Ana Cláudia Brandão, Raquel Barofaldi Bueno, Danielle Burichel, Eunice Prado Almeida, Flávia Figueira, Michelle Chagas, Priscila Areal Farias Patriota, e Tayná Prado.
---------------------------------------
Texto: Rute Arruda | Esmape
Imagem ilustrativa: Freepik