Confira as fotos da inauguração AQUI.
Nesta terça-feira (6/5), a Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) celebrou a conclusão da reforma e a chegada dos novos equipamentos para o seu laboratório de informática. A reforma, que teve início no dia primeiro de abril, resultou em uma transformação das salas Araripina e Ouricuri, que acomodavam 20 alunos cada, para um novo ambiente unificado capaz de receber até 60 pessoas. Essa expansão é uma resposta direta ao crescente interesse e demanda por cursos relacionados a sistemas do judiciário e uso de inteligência artificial (IA) no Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
O juiz Faustino Macêdo, coordenador do Laboratório de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (IDEIAS) da ESMAPE, enfatizou a importância do novo laboratório para a instituição: "O novo laboratório de informática soma-se a uma série de outras iniciativas de modernização que já vinham sendo implementadas pela Escola. Ele permite que a gente capacite, em um ambiente moderno com parque tecnológico de computadores, servidores para o treinamento em ferramentas de inteligência artificial que têm sido utilizadas massivamente, além de disseminar institucionalmente e de forma responsável o uso da IA generativa", afirmou o juiz.
O lançamento do "Bastião", inteligência artificial voltada para a identificação e tratamento das demandas predatórias, em Outubro de 2023, é um exemplo concreto do compromisso da Escola Judicial de Pernambuco em explorar as fronteiras da tecnologia para aprimorar a administração da justiça.
O curso inaugural, intitulado "Capacitação dos Auditores da Corregedoria Geral da Justiça", que será realizado no novo laboratório de informática, em parceria com a Corregedoria e a Diretoria de Formação e Aperfeiçoamento para Servidores (DFAS), demonstra o potencial desse espaço renovado para impulsionar o desenvolvimento profissional dos servidores(as). Com a infraestrutura adequada e os recursos tecnológicos disponíveis, a ESMAPE está cada vez mais preparada para atender às necessidades educacionais de seus alunos(as).
--------------
Texto: Pedro Pequeno
Fotos: Gleber Nova