Navegação do site
Diretor-Geral da Esmape acompanha formação sobre Inteligência Artificial para magistrados(as) em Petrolina
A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) realizou, no dia 7 de novembro, em Petrolina, o curso "Conhecendo e Utilizando a Inteligência Artificial para Atividades Judiciais". A atividade contou com as presenças do Diretor-Geral da Esmape, desembargador Jorge Américo, e dos(as) coordenadores(as) das Diretorias de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (DFAM), juiz Edmilson Cruz Júnior, e de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores (DFAS), juíza Fernanda Chuahy.
A ação pedagógica foi desenvolvida com o objetivo de introduzir magistrados(as) e assessores(as) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) às ferramentas e práticas de inteligência artificial aplicáveis ao contexto judicial. Com carga horária de oito horas, a formação foi conduzida por um grupo de docentes especializados: juiz Haroldo Carneiro Leão Sobrinho, e os servidores Guilherme Carvalheira Tildes Guimarães e Irving William Chaves Holanda. Cada docente trouxe sua experiência para enriquecer o conteúdo programático, que incluiu desde o uso de lA na análise de documentos jurídicos e geração de decisões judiciais até o manuseio das ferramentas de IA-GEN (ChatGPT, Claude, Al Studio e Gemini).
Destinada aos(às) magistrados(as) e assessores(as) lotados(as) nas comarcas do Polo de Petrolina (Afrânio, Araripina, Cabrobó, Ipubi, Lagoa Grande, Orocó, Ouricuri, Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Trindade), a capacitação foi realizada no SEST SENAT de Petrolina, onde os(as) participantes exploraram as possibilidades e limitações da inteligência artificial generativa no aprimoramento das atividades de gabinete.
A iniciativa da Esmape reforça o compromisso da instituição com a modernização e qualificação contínua da magistratura pernambucana, especialmente no interior do estado. A abordagem prática e o conteúdo adaptado às demandas do TJPE foram destacados pelos(as) magistrados e assessores (as) presentes, que sinalizaram o potencial da inteligência artificial como uma ferramenta estratégica para otimizar fluxos de trabalho e melhorar a eficiência no tratamento de processos judiciais.
----------------------------------------------------------
Texto: Pedro Pequeno | Esmape
Foto: Cortesia