Pular para o Conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

Solicite sua pesquisa pelo endereço cica.biblioteca@tjpe.jus.br 

 

CeaVida

 

O que é o CEAVida?

O CEAVida - Centro Especializado de Acolhimento às Vítimas de Crimes a Atos Infracionais - é um equipamento especializado no acolhimento às vítimas criado a partir da Política Institucional de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes a Atos Infracionais.

É um espaço de atenção, escuta e cuidado às vítimas e aos familiares destas, na perspectiva de ofertar a esses sujeitos um atendimento qualificado, a partir do qual possam se sentir apoiados. Neste Centro, as pessoas podem tirar dúvidas sobre o andamento dos processos e podem ser encaminhadas para diversos serviços públicos, como socioassistenciais, de saúde, de atendimento jurídico, a depender das demandas e necessidades apresentadas.

Localizado no Centro Integrado da Infância e Juventude - Cica, o CEAVida tem como público-alvo crianças e adolescentes que fazem parte de processos ligados à ou à 2ª Vara de Crimes contra Criança e Adolescente e às vítimas em processos vinculados às  e 4ª Vara da Infância e Juventude, responsáveis pela apuração de ato infracional. O Centro não atende apenas às vítimas diretas de crimes ou de atos infracionais; sua intervenção se estende aos familiares. Espaço reservado para espera da realização de audiências sem a presença do/a suposto/a autor/a do crime ou do ato infracional; escuta acolhedora, com profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social; disponibilização de informações sobre o andamento dos processos judiciais; encaminhamento para a rede socioassistencial, de saúde e de educação; encaminhamento para serviços de assistência jurídica; e espaço lúdico para receber crianças vítimas e aquelas que estiverem em companhia de pessoas atendidas no CEAVida.

Além de realizar atendimentos, o CEAVida atua em 5 eixos, promovendo atividades de educação em Direitos Humanos e, quando possível, encaminha seus usuários para participação em atividades restaurativas, realizadas pelo Núcleo de Justiça Restaurativa do TJPE.
 

O que o CEAVida oferece às vítimas e aos familiares das vítimas?  

  • espaço reservado para espera da realização de audiências sem a presença do/a suposto/a autor/a do crime ou do ato infracional; 

  • escuta acolhedora, com profissionais das áreas de Psicologia e Serviço Social;  

  • disponibilização de informações sobre o andamento dos processos judiciais;  

  • encaminhamento para a rede socioassistencial, de saúde e de educação;  

  • encaminhamento para serviços de assistência jurídica;  

  • espaço lúdico para receber crianças vítimas e aquelas que estiverem em companhia de pessoas atendidas no CEAVida. 

 

Como acessar o CEAVida?  

O atendimento do CEAVida é prioritariamente dirigido às vítimas de crimes e atos infracionais que estejam vinculados a uma das Varas de Crimes contra Crianças e Adolescente ou às Varas da Infância e Juventude da Capital responsáveis pela apuração de atos infracionais cometidos por adolescentes. As ações do CEAVida se estendem aos familiares das vítimas. 
 

Para esse público, o CEAVida pode ser acessado: 

1. por encaminhamento da Vara;  

2. por encaminhamento das secretarias das Varas;  

3. por encaminhamento das equipes técnicas das Varas;  

4. por encaminhamento de oficial de justiça, durante entrega de mandado judicial;  

5. por convite do CEAVida;  

6. espontaneamente, de acordo com a necessidade da pessoa interessada. 

 

Atendimento ao Público: 

De segunda a sexta, das 8h às 18h. 

Endereço: 

Rua João Fernandes Vieira, 405, Soledade, Recife-PE. CEP: 50.050-205 

Telefone: 

(81) 3181-5908 

E-mail: