Pular para o Conteúdo

Navegação do site

Navegação do site

Solicite sua pesquisa pelo endereço cica.biblioteca@tjpe.jus.br 

 

Drogas: Prevenção e Tratamento

Onde Encontrar Ajuda:

O tema drogas vem ocupando espaços nos estudos, debates, universidades, nas diversas instituições, na mídia entre outras. O uso de drogas gera grande preocupação para pais e educadores. Todas as iniciativas de prevenção de uso de drogas ainda são incipientes, tímidas e frágeis. As intervenções para prevenir o uso de drogas - substâncias psicoativas, não se apresentam consistentes e suficientemente frequentes, nem nos veiculo de comunicação, nem nos currículos escolares e  nem contemplados pela publicidade de larga abrangência.

Prevenção as drogas não interessa as grandes empresas, não desperta consciência das personalidades artísticas para que as drogas pudessem ir sendo eficientemente combatidas; para que o uso de drogas seja evitado desde a mais tenra idade; para que se formule e se estabeleça como conduta cultural a evitação de drogas, o impedimento da ingesta de quaisquer substancias psicoativas. É preciso que o combate ao uso de drogas seja eminentemente preventivo e doméstico desde cedo nas vidas das crianças; que faça parte integrante e constante dos ensinamentos parentas a evitação de qualquer experimentação de droga. Que drogadição seja entendida como algo nocivo e extremamente prejudicial a vida humana, como de fato é.

Que quaisquer contatos com drogas se ocorrerem so venham a acontecer na idade adulta quando há mais probabilidade de rechaçar a conduta de drogadição, quando há mais criticidade e o homem já está formado, quando se espera que esteja mais fortalecido para dizer não às drogas e se utilizar de alternativas outras como esporte, cultura, lazer, todas as manifestações artísticas, folclóricas, desportistas e ainda principalmente as participações em atividades norteadas pelos preceitos bíblicos, religiosos o que vem sendo comprovadamente fator protetivo contra o uso de drogas.

A proximidade entre pais e filhos, o dialogo diário, o afeto constante, a firmeza na colocação de limites, os passeios em família são também fortes escudos contra o uso de drogas. Pais que evitam o álcool ou são mais moderados no uso de álcool/tabaco, são melhores exemplos para seus filhos não usarem drogas. Drogas é uma droga.

Seja forte, independente, não use droga nenhuma, não se deixe aprisionar pelas drogas. O tráfico de drogas, ao lhe oferecer drogas está lhe armando uma cilada, quem compra uma droga está financiando a violência e está pagando as prestações do seu próprio sequestro de seu aprisionamento silencioso fazendo de você refém de si mesmo, refém das drogas.

Caso precise de ajuda, não hesite: procure imediatemente alguém ou um local para fazer seu tratamento de afastamento e abandono das drogas.

Elsa da Mata Ribeiro - Coordenadora do NAPTD