Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

História das sedes

 

A Escola Superior da Magistratura de Pernambuco (Esmape) funcionou inicialmente na Avenida João de Barros, número 1563 - local onde havia funcionado o Colégio Leão XIII. O prédio reunia também outras unidades do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Em seguida, provavelmente no início da década de 90, a Esmape funcionou no andar térreo do Fórum Thomaz de Aquino Cyrillo Wanderley, situado na Avenida Martins de Barros, 593 – bairro de Santo Antônio. Em 1998, a Escola foi transferida para as dependências do Colégio Americano Batista, na Rua Dom Bosco, 1308 – no bairro da Boa Vista, Recife.

No início da gestão do Des. Jovaldo Nunes, como diretor, a Escola voltou a funcionar no Fórum Thomaz de Aquino, desta vez no piso superior e lá permaneceu até a reforma de sua primeira sede, situada à Rua do Imperador Pedro II, n.221, no mesmo bairro. A primeira sede própria da Esmape foi inaugurada em 09 de fevereiro de 2004.  O prédio, composto de três pisos superiores, andar térreo e um terraço panorâmico, abrigou salas de aulas, administrativas e de professores, biblioteca, auditório, secretária, cantina e um restaurante.

                                               sede da Esmape na Rua do Imperador

Sede antiga

 

No início de 2016, as atividades da Esmape foram transferidas para as dependências do Fórum Paula Baptista por necessidade da reforma estrutural do prédio. Nesta época já estava em andamento a construção da atual sede, um sonho de muitos gestores que dirigiram a Esmape, sendo idealizado pelo desembargador Frederico de Almeida Neves e continuado pelos seus sucessores, os desembargadores Leopoldo de Arruda Raposo (2010-2012) e Eurico de Barros Correia Filho (2016-2017).

                         

          Sede atual


A construção da nova sede da Esmape foi iniciada em 2010 e inaugurada, finalmente, no dia 02 de fevereiro de 2018, após 30 anos de criação da Escola. O Edifício Des. Cláudio Américo de Miranda está situado na Rua Otílio Neiva Coelho, s/n, bairro Ilha Joana Bezerra, em Recife, ao lado do Fórum Des. Rodolfo Aureliano. A estrutura do edifício, em seus quatro andares, compõe-se de salas de aulas, laboratórios de inovação, estúdio, dois auditórios com capacidade de 100 e 430 lugares, respectivamente; biblioteca, espaço de convivência, salas administrativas e amplo estacionamento.

 

.......................................................

Texto: Joseane Duarte