Navegação do site
- Sede no Recife
- Composição
-
Projetos
-
Projetos Coordenadoria
- Sem Violência a Moradia se tornaLegal
- Projeto Recomeçar
- Aplicativo Nísia
- Projeto Mão EmPenhadas contra a Violência
- Violência contra a mulher: todos dizem não! Essa é a regara do Jogo
- Sinal Vermelho contra a Violência doméstica
- Silêncio Não Protege Denuncie! Violência contra a mulher, não se cale!
- Formulário Carta de Mulheres
- Semana da Justiça pela Paz em Casa
- Dialogando sobre a Lei Maria da Penha Nos Espaços Públicos
- Por Elas e Para Elas
- Caminhos
- Novo Acolher
- Audiência de Acolhimento
- (RE)CICLO
- Transformando Nós
- Novos Rumos
- Conscientizar para mudar
- Cine Mulher e Brincar de Paz
-
Projetos Coordenadoria
- Fale Conosco
Grupo Reflexivo Transformando Nós - Comarca de Igarassu
O projeto Transformando Nós é destinado aos homens autores de violência contra a mulher nas suas mais variadas formas e às mulheres vítimas de violência. Implementada desde agosto de 2014, a ação é desenvolvida pela equipe da Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher do Cabo de Igarassu.
Como funciona:
- O trabalho é realizado em grupos separados, com quantitativo limitado a 15 pessoas por grupo.
- Ao todo, são quatro encontros para as mulheres e cinco encontros para os homens.
- Inclui-se como requisito às medidas protetivas de urgência que obrigam os autores de violência contra a mulher a participação nos grupos reflexivos, o que implica dizer que sua participação é obrigatória.
- Em relação às mulheres, a participação é facultativa; nesse sentido, desenvolvemos um trabalho de sensibilização, estimulando-as para que possam ter acesso a informações sobre seus direitos assegurados pela Lei Maria da Penha e, ao mesmo tempo, atentando para o uso consciente da mesma.
- Temos também um grupo reflexivo mensal com os sentenciados que receberam o benefício de suspensão da pena através da Prestação de Serviço à Comunidade;
- Nos grupos reflexivos, nós estimulamos o debate sobre temas como a importância da Lei Maria da Penha no nosso contexto histórico, conceitos de gênero, papéis sociais, relacionamento entre pais e filhos, emoções e consciência corporal, comunicação não-violenta, sistema de crenças que geram os círculos viciosos da violência, dentre outros.
- Para além das questões atinentes à Lei Maria da Penha que envolve o julgamento e a responsabilização dos acusados, entendemos como essencial a sensibilização para a problemática da violência contra a mulher, favorecendo a conscientização voltada à saúde relacional e o incentivo ao empoderamento feminino.
Veja o vídeo sobre o projeto feito pela TJPE TV: