Navegação do site
- Sede no Recife
- Composição
-
Projetos
-
Projetos Coordenadoria
- Sem Violência a Moradia se tornaLegal
- Projeto Recomeçar
- Aplicativo Nísia
- Projeto Mão EmPenhadas contra a Violência
- Violência contra a mulher: todos dizem não! Essa é a regara do Jogo
- Sinal Vermelho contra a Violência doméstica
- Silêncio Não Protege Denuncie! Violência contra a mulher, não se cale!
- Formulário Carta de Mulheres
- Semana da Justiça pela Paz em Casa
- Dialogando sobre a Lei Maria da Penha Nos Espaços Públicos
- Por Elas e Para Elas
- Caminhos
- Novo Acolher
- Audiência de Acolhimento
- (RE)CICLO
- Transformando Nós
- Novos Rumos
- Conscientizar para mudar
- Cine Mulher e Brincar de Paz
-
Projetos Coordenadoria
- Fale Conosco
Grupo Reflexivo Novos Rumos - Comarca de Camaragibe
O Grupo Reflexivo Novos Rumos é uma proposta de intervenção da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra Mulher de Camaragibe com homens autores de violência contra as mulheres em cumprimento de medida protetiva nas Comarcas de Camaragibe e São Lourenço da Mata. O projeto foi implantado em 2016, com base na Lei 11.340/06, e possui o objetivo de promover reflexões baseadas na perspectiva de gênero, direcionadas aos referidos homens.
A equipe psicossocial é composta por duas técnicas, sendo uma assistente social e uma psicóloga, que são responsáveis pela preparação do material, realização e condução dos grupos.
Os homens são encaminhados pela MM Juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, através de determinação judicial, e respondem, inicialmente, um questionário socioeconômico, junto à equipe técnica. Em seguida, é informado sobre os objetivos do curso e a obrigatoriedade em participar dos encontros.
As atividades são realizadas de maneira didática, devido ao baixo grau de escolaridade da maioria dos participantes, com apresentação de vídeos, imagens e dinâmicas de grupo, como forma de motivar a participação e interação dos homens.
Os grupos são compostos por, no máximo, dez integrantes, os quais participam de três encontros com intervalos quinzenais.