Navegação do site
A vice-diretora-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), desembargadora Daisy Andrade, participou, na tarde desta quarta-feira (11/12), do lançamento do Projeto Laços Fortes. O evento foi realizado no Auditório Desembargador Nildo Nery dos Santos, na Esmape.
"Eu gostaria de parabenizar o desembargador Humberto Vasconcelos por capitanear esse projeto, que tenho certeza será bastante exitoso, e dizer que sejam todos muito bem-vindos a esta casa, que é uma casa de cultura, de academia, que de fato se preocupa com todos os cenários do Poder Judiciário de Pernambuco", destacou a vice-diretora-geral da Esmape.
A iniciativa da Coordenadoria Estadual de Família (CEFAM) do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) é voltada a magistrados(as) e servidores(as) da área do Direito de Família, bem como aos representantes das secretarias municipais, estaduais e das entidades públicas e privadas que atuam nas áreas de Saúde, Educação, Justiça, Direitos Humanos, Assistência Social e outros campos correlatos. "O nosso programa visa unir todos os palcos que querem a solução. Numa tarefa de proteção, prevenção, responsabilização, se necessário for, construção de consciências dos deveres e dos direitos, e construir uma cultura de paz", destacou o desembargador Humberto Vasconcelos.
A proposta do programa é capacitar instituições públicas e privadas a detectar e manejar conflitos familiares e seus desdobramentos, visando principalmente o bem-estar dos filhos e filhas dos casais envolvidos. Após a capacitação, a entidade receberá do TJPE o selo de "Instituição Certificada" como parceira do Programa Laços Fortes. Este selo, formatado em uma placa com a logomarca da iniciativa, será instalado em local visível ao público. A certificação é o reconhecimento de que a instituição está qualificada para identificar e lidar com os conflitos familiares em situação de divórcio.
"O que nós queremos com ações como essas é sair do julgamento puro e simples do processo, que é doloroso. Então, o que a gente quer é chegar perto do problema e buscar soluções que não sejam tão somente o julgamento dos processos, que naturalmente ocorrerá se houver necessidade, mas a composição, o acordo, o acerto com essas famílias", explicou o presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto.
Além do presidente do TJPE, da vice-diretora-geral da Esmape e do coordenador estadual de Família do Tribunal, integraram a mesa de honra o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Francisco Bandeira de Mello; a procuradora-geral adjunta do Estado, Renata Brayner; o procurador de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e coordenador das Procuradorias de Justiça Cíveis, Marco Aurélio Farias da Silva; a procuradora-geral do Recife em exercício, Andréa Galiza; e a presidente da Associação dos Amigos da Justiça de Pernambuco (AAJUPE), Sandra Paes Barreto.
...........................................................................
Texto: Rute Arruda | Ascom Esmape
Foto: Ivaldo Reges | Inova Propaganda