Notícias

Tema Mediação e Conciliação é discutido durante a Semana da Enfam

À direita, Ana Paula da Enfam, apresentando a professora Valéria, que está à sua esquerda, o magistrado do Ceará, Dartanhan Rocha, e o supervisor da Ejud, Saulo Fabianne
À esquerda, o juiz supervisor da Esmape, Saulo Fabianne, com o magistardo do TRF da 5ª Região, Dartanhan Rocha, a juiza do TJSP, Valéria Lagrasta, e a representante da Enfam Ana Paula Souza durante a abertura da aula

 

Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos sobre mediação e conciliação dos novos magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco, o assunto foi abordado na manhã desta quarta-feira (14) durante o Módulo Nacional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) do Curso de Formação Inicial.

“A ideia é fazer uma aula bem prática e ensinar um pouco das técnicas utilizadas. Vamos fazer um exercício para eles trocarem informações, discutirem e depois fazer uma simulação de um caso real de uma mediação”, explica a juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, que ministrou a aula, Valéria Lagrasta.

Durante o encontro, Valéria fez uma introdução teórica do assunto, propôs uma reflexão e ressaltou a importância da utilização dos métodos consensuais. “A gente tem que refletir para verificar o que a sociedade quer e espera do Judiciário. É importante que as pessoas ingressem no Judiciário porque confiam nele, mas ao mesmo tempo a pessoa precisa entrar e precisa sair”, afirmou.

De acordo com a magistrada, a mediação e a conciliação vão além da resolução jurídica do processo, pois conseguem chegar ao verdadeiro conflito, aos verdadeiros interesses e às necessidades das partes. Durante o encontro, Valéria também falou sobre a importância da mudança da cultura, incluindo o assunto nas escolas e nas universidades. “Se começar desde cedo é muito mais fácil mudar a mentalidade”, disse.

A Semana da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados está sendo realizada no auditório da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região até a próxima sexta-feira (16). Participam das aulas os novos magistrados do Tribunal de Justiça de Pernambuco, do Tribunal Regional Federal da 5ª Região e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

 

...........................................

Redação: Cláudia Franco
Foto: Gleber Nova