Notícias

Semana da Enfam tem início na Escola Judicial de Pernambuco

Magistrados durante a Semana da Enfam
Semana da Enfam tem início na Escola Judicial de Pernambuco

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) deu início, na última segunda-feira (22), à Semana da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) no Curso de Formação Inicial de Magistrados. A programação é desenvolvida e ministrada pelo corpo docente da Enfam e faz parte das disciplinas obrigatórias da capacitação.

Na abertura, o Diretor Geral da Esmape, Des. Jones Figueirêdo Alves, falou sobre a importância da criação da Enfam e das suas capacitações. “Esse curso da Enfam vos coloca numa visibilidade muito forte porque ela vem aqui não apenas lecionar jurisdição, mas sobretudo para mostrar a sua razão de ser. A razoável duração do processo está a depender de forma estrita da capacidade do juiz. Um juiz capacitado faz com que o processo se desenvolva com rapidez, segurança, efetividade”, afirmou o Des. Jones Figueirêdo Alves.

O Presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Des. Adalberto de Oliveira Melo, também participou da abertura do curso e destacou a função da carreira da magistratura. “A função do juiz tem um objetivo essencial que é de pacificar. Imaginem quantas tragédias poderiam ter sido evitadas com o julgamento de um processo. Os senhores estão aqui pela celeridade processual também. A pacificação é para isso, para que a sociedade possa se unir”, disse o Des. Adalberto de Oliveira Melo. 

Já o Corregedor Geral da Justiça, Des. Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, destacou a tradição da Escola Judicial de Pernambuco e as suas atividades. “Vocês estão tendo oportunidade de fazer o curso numa das escolas mais respeitadas do Brasil. A Esmape é uma escola tradicional e tem feito um trabalho magnífico na formação e no aperfeiçoamento em toda as áreas do Direito e da prática judiciária”, afirmou o Des. Fernando Cerqueira Norberto dos Santos. 

Abertura da Semana da Enfam
Mesa de abertura da Semana da Enfam

O Presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, Des. Eladio Luiz da Silva Lecey, também participou da abertura da Enfam e falou sobre os anseios dos magistrados durante os cursos promovidos. “É muito importante a gente entrar na magistratura com um preparo também para o exercício e o grande anseio que se nota em todos os cursos é a necessidade de se trabalhar a gestão. Nós temos um grande conhecimento jurídico, mas não somos preparados para ser gestor”, explicou o Des. Eladio Luiz da Silva Lecey. 

Após a abertura, os novos magistrados participaram de uma dinâmica, onde puderam se conhecer melhor, e assistiram as explanações do juiz Roberto José Ludwig sobre o juiz contemporâneo e ética e humanismo. 

“Um dos principais desafios do magistrado é prestar jurisdição num mundo agitado, rápido, mas que também exige um compromisso ético do magistrado. A ética do magistrado ela tem um componente que é geral, que é exigida de toda pessoa correta, de virtudes, mas ela também tem um componente especifico, que se exige do magistrado mais do que de outras pessoas. O juiz tem que ser imparcial e tem que parecer imparcial. O juiz tem que saber que cada ação dele é também uma ação da instituição”, explicou o magistrado Roberto José Ludwig. 

Também estiveram presentes na abertura da Semana da Enfam o juiz supervisor da Esmape, Saulo Fabianne, e o assessor especial da Presidência do TJPE, Silvio Romero. Entre os assuntos que estão sendo discutidos estão as questões de gênero, infância e juventude, gestão de pessoas e o juiz e o mundo virtual.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Fotos: Gleber Nova