Notícias

Novos magistrados concluem Curso de Formação Inicial

Encerramento do Curso de Formação Inicial para Magistrados
Novos magistrados concluem o Curso de Formação Inicial na Esmape

Felicidade, emoção, união e aprendizado para o exercício da função e para a vida. Este foi o clima dos novos juízes do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) no encerramento do Curso de Formação Inicial para magistrados, que aconteceu no dia 27 de setembro. Durante três meses, os novos integrantes do Judiciário pernambucano participaram das aulas promovidas pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape).

Na solenidade, o Diretor Geral da Esmape, Des. Jones Figueirêdo Alves, falou sobre a alegria em ter novos integrantes na instituição. “Eu estou muito feliz porque vejo que a cada geração nova chega a garantia de um Judiciário sempre melhor. Não existe obra perfeita, mas essas obras se aperfeiçoam sempre. Hoje chegamos à conclusão do curso, qualquer palavra que se acrescente tem que ser aquela de confiança e de esperança”, afirmou o Des. Jones Figueirêdo Alves. 

“Ao fim das 596 horas, gostaria de dizer que o curso que começa agora é o da vida de juiz que vocês terão pela frente. Ao magistrado é exigido, sobretudo, autoestima e auto respeito. O exemplo que ele dá ao jurisdicionado é a retidão do seu caráter e o caráter fala por si, é transparente”, completou, o Diretor Geral da Esmape, Des. Jones Figueirêdo Alves.

O Presidente do TJPE, Des. Adalberto de Oliveira Melo, também esteve presente no encerramento das atividades do curso e falou sobre a honra de participar deste momento e do amor à profissão. “Eu tenho 37 anos na magistratura e me sinto honrado com a presença de cada um de vocês que deixou o conforto e a proteção da família e saiu para o mundo. Como Des. Jones falou, agora é o curso da vida”, disse o Des. Adalberto de Oliveira Melo.

“A gente precisa ter amor à profissão. Cada decisão da gente beneficia alguém, mas impõe obrigações, algo que não agradou à parte que não venceu a demanda. E aí arranjamos o pior inimigo, que é o oculto”, explicou o Presidente do TJPE, Des. Adalberto de Oliveira Melo, dizendo que invoca o Santo Anjo nos momentos em que se sente em perigo e que ele já o livrou de muitos riscos.

Para o juiz Manoel Belmiro Neto, designado para a 1ª Vara da Comarca de Custódia, os três meses do curso foram de muito aprendizado não apenas de ordem teórica para o exercício da função jurisdicional, mas de vida. “A Esmape foi importante em dois aspectos, primeiro no campo profissional do ponto de vista que a gente teve uma base teórica interessante e prática, principalmente trazendo a experiência daqueles que já viveram o início do exercício da função jurisdicional; e segundo, o curso de formação possibilitou esse entrelaçamento, essa vinculação, essa amizade que foi construída entre os 21 formandos”, disse o magistrado Manoel Belmiro Neto, que teve a ideia de fazer um vídeo com vários momentos vividos durante esse período.

Ao final do curso, os juízes receberam notebook funcional da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do TJPE. Participaram do encerramento do Curso de Formação Inicial para magistrados o Presidente do TJPE, Des. Adalberto de Oliveira Melo; o Diretor Geral, o Vice-Diretor e o juiz supervisor da Esmape, Des. Jones Figueirêdo Alves, Des. Evandro Sérgio Netto de Magalhães Melo e Saulo Fabianne de Melo Ferreira, respectivamente; o juiz Assessor Especial da Presidência, Silvio Romero Beltrão; a juíza Corregedora, Sônia Stamford Magalhães Melo; e a secretária da Setic, Juliana Neiva.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Foto: Gleber Nova