Notícias

Novos juízes do TJPE visitam IITB

Novos magistrados visitam o Instituto de Identificação Tavares Buril
Novos magistrados visitam o Instituto de Identificação Tavares Buril

Os 20 novos juízes do Poder Judiciário estadual visitaram o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no Recife, dentro da programação do Curso de Formação Inicial promovido pela Esmape - Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). A atividade foi realizada na quarta-feira (11/01).

Acompanhados do supervisor da Esmape, juiz Saulo Fabianne, e do diretor de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado da Escola, Fabiano Galvão, os juízes conheceram o funcionamento do IITB. O órgão é responsável, dentre outras atividades, por identificar de forma criminal pessoas envolvidas em atividades criminosas; ou civilmente todas as pessoas que necessitam de prova de identidade.

Os magistrados foram recebidos pela gerente do IITB, doutora Ana Patrícia Alcoforado, e por membros das equipes da instituição. “A parceria com o Instituto para os novos juízes é importante porque temos um banco de dados que é o maior de Pernambuco, e também tem a questão das perícias que são feitas, tanto na área cível quanto na área criminal. Ressaltando o estreitamento da relação entre peritos e juízes, visto que no dia a dia ambos estão em contato direto, na liberação de laudos, antecedentes e outras questões. Hoje em dia, essa rapidez no contato é muito importante para agilizar os processos”, destacou a delegada Ana Alcoforado.

Durante a visita, houve explanação sobre o trabalho realizado no Instituto. Entre as abordagens, documentações enviadas do IITB direto para um processo; importância da validação da assinatura de um perito; retrato falado; local de crime e a necessidade da não violação desses espaços para não colocar em risco a investigação; fraudes; e análise dos laudos periciais, tanto civis quanto criminais.

Nesta sexta-feira (13/1), os novos juízes visitam o Comando da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE). Durante toda a semana, ocorreram aulas sobre cultura de conciliação, recursos repetitivos, sentenças criminais e cíveis, entre outros temas. Promovido na Esmape, a atividade é exigência da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) para o exercício da magistratura. Iniciado em novembro, a carga horária do curso de iniciação tem duração mínima de 480h/aulas ou no mínimo quatro meses.

......................................................................................................................
Texto: Francisco Shimada e Marília Ferreira | Ascom TJPE
Foto: Gleber Nova | Esmape TJPE

Álbum de fotos