Notícias

ESMARN Visita a Esmape

Confira as fotos da visita AQUI.

O diretor-geral da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), desembargador Francisco Bandeira de Mello, recebeu, nesta sexta-feira (24/2) a visita da diretora da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (Esmarn), desembargadora Zeneide Bezerra. A atual direção da unidade potiguar tomou posse em janeiro deste ano e iniciou roteiro de visitas a escolas judiciárias para conhecer experiências e desenvolver parcerias.

A visita foi acompanhada pela coordenadora administrativa da Esmarn, juíza Hadja Rayanne Holanda Alencar. Por parte da Esmape estiveram presentes o supervisor, juiz Silvio Romero Beltrão, e a secretária-executiva, Izabella Pimentel. Ao fim, houve reunião com as titulares da Diretoria de Formação de Magistrados (Dfam), Raquel Azevedo; da Diretoria de Formação de Servidores (Dfas), Rosalie Campos, e de Eventos Científicos, Camilla Arraes. Junto ao diretor-geral, foi mostrado o panorama de resultados obtidos pela Esmape até o momento, e projetos baseados em desafios e oportunidades do judiciáirio pernambucano.

Os três andares da Esmape integraram a visita, incluindo instalações do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), primeiro laboratório de inovação entre judiciários estaduais no Brasil. O desembargador Bandeira de Mello, entusiasta da inovação, detalhou alguns trabalhos em andamento neste setor e sintetizou: “A partir da inovação gerada aqui estamos construindo soluções efetivas, seguras e econômicas para o judiciário”.

A desembargadora mostrou-se entusiasmada em parcerias para cursos do Ideias, em especial para demandas da área criminal, para a qual foi criado o Sistema Expedito, recém lançado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco. Em fase final de processos criminais ele faz em dois minutos trabalhos repetitivos que demandariam duas horas de um servidor, facilitando o deslocamento de funcionários para outras áreas. 

Zeneide Bezerra notabiliza-se pela atuação como magistrada no desenvolvimento de ações nas áreas da cidadania e educação. Desde 2009, coordena o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais  (NAPS) do TJRN, e os programas “Justiça na Praça” e “Justiça e Escola”, aproximando o Judiciário da população.

Para a desembargador potiguar, “a inovação de uma escola não está somente no que ela ensina, mas na sua estruturação, como eu vi aqui: cores, beleza, entrosamento. O ambiente do Ideias faz com que o magistrado e o servidor se sintam felizes e se disponibilizem”, refletiu. E complementou: “Estou encantada com tudo o que eu vi. Não basta uma sala de estudo: precisamos daquela flor que está ali, daquela planta, da cor dos móveis e das paredes”, detalhando o conjunto de incontáveis pequenos detalhes que fazem uma escola ser o que é a Esmape.

-------------------------------

Texto - Paula Imperiano

Foto - Gleber Nova