Notícias

Curso de Formação Inicial reinicia com aula sobre o código de ética da magistratura

 

Des. Eurico de Barros Correia Filho ministra aula sobre código de ética
Des. Eurico de Barros Correia Filho durante a aula ministrada para os novos magistrados


Foi reiniciado, nesta segunda-feira (02), o Curso de Formação Inicial dos vinte novos juízes empossados no dia 28 de novembro último. Após uma pequena pausa devido ao recesso do judiciário no final do ano, os juízes retornaram às atividades com uma aula sobre o código de ética da magistratura nacional, ministrada pelo des. Eurico de Barros Correia Filho. O curso de iniciação é exigência formulada pela ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados) para que os Tribunais, através de suas Escolas, mantenham os juízes, a partir do dia seguinte à posse, participando do curso de iniciação, que tem carga horária mínima de 480 h/aulas ou no mínimo quatro (04) meses.

O des. Eurico Barros Correia iniciou sua explanação conscientizando os juízes da importância da função judicante e que eles têm suas mãos como instrumento de concretização da justiça.

Na aula foram abordados e discutidos os princípios de conduta que devem se pautar os juízes, constituídos pela independência, imparcialidade, conhecimento e capacitação, cortesia, transparência, segredo profissional, prudência, diligência integridade profissional e pessoal, dignidade, honra e decoro.

Ressaltou o desembargador ser a matéria de grande importância para a formação do juiz iniciante, a fim de que ele tenha consciência de que ao juiz não é somente exigido julgar bem, com acerto, mas que o magistrado deve ter uma vida exemplar.

Finalizou enfatizando que “no estado moderno, a sociedade contempla o juiz como salvação última da defesa dos direitos fundamentais dos homens quando a lei já perdeu o seu prestígio”.

O presidente do Tribunal de Justiça, des. Leopoldo Raposo, prestigiou o reinício do curso, tendo comparecido no decorrer da aula, desejando um feliz ano novo e sucesso na nova missão aos novos juízes.

 

Desembargador Eurico e Desembargador Lepoldo Raposo
Des. Leopoldo Raposo deseja sucesso aos novos juízes



..............................................................................
Fotos: Gleber Nova