Notícias

Congresso de Mediação e Arbitragem é realizado na Esmape

A Esmape, sedia, nos dias 5 e 6 de setembro o Congresso MedArb – Mediação e Arbitragem, em realização conjunta com a Mediation and Arbitration for Recovery and Business (MedArbRB) e o Instituto de Estudos Jurídicos Aplicados (IEJA). Serão dois dias reunindo alguns dos maiores nomes do setor no Brasil, com inscrições já abertas no site da Esmape (Link). A abertura reunirá os presidentes da MedArbRB, Elias Mubarak Junior, e do Ieja, Fabiane Oliveira, o diretor-geral da Esmape, Francisco Bandeira de Mello, e o deputado Tadeu Alencar, autor de três emendas ao Projeto de Lei 3293/2021, que trata da Arbitragem.
O primeiro tema do evento será “A Crise da Arbitragem e o PL 3.293, de 1º de Outubro de 2021”, tendo como moderador, Paulo Furtado de Oliveira Filho e, como palestrantes, Paula Forgioni e Juliana Loss. A programação da manhã segue discutindo o tema “Uniformização do Tratamento da Insolvência, da Arbitragem e da Mediação - o Papel da UNCITRAL”,  tendo como moderador Ivanildo Figueiredo e, como palestrantes, José Ângelo Estrella Faria e Sheila Neder Cerezetti. As atividades da primeira manhã se encerram com a discussão do tema “Arbitrabilidade e os Processos de Insolvência – Visão Geral”, com moderação de Livia de Senne Badaró Mubarak e palestras de Reinhard Bork e Francisco Satiro. 
A tarde do primeiro dia do evento terá início com a discussão do tema “Limites Objetivos da Cláusula Compromissória em Caso de Insolvência”, tendo como moderadora Erika Ferraz e, como palestrantes, Adriana Pugliesi e Marcelo Perino. Segue com o tema “Arbitragem e Insolvência – Conflitos e Impedimentos”, com moderação de Rodrigo Cahu Beltrão e palstras de Lia Yokomizo e Marcio Guimarães. As atividades da primeira tarde serão encerradas com a discussão do tema “Arbitragem e Insolvência – Processos Ancilares e Competência Universal”, com moderação de Thiago Papaterra Limongi e palestras de Marcelo Samarone e Eduardo Serur.
A manhã do segundo dia o evento tem início discutindo o tema “Medidas Preventivas de Procedimentos de Insolvência – Pré-insolvency Proceedings”, tendo com moderador Erik Dantas Simões e, como palestrantes, Gustavo Sanseverino e Fernanda Piva. A programação segue discutindo o tema “Cláusula Arbitral em Planos de Recuperação Judicial”, com moderação de Irini Tsouroutsoglou e debates de Barbara Gading e Lucas Coracin. O encerramento da manhã do segundo dia traz o tema “O Papel do AJ como Fomentador de Soluções Negociadas”, moderado por Heraldo de Oliveira, com palestras de Oreste Laspro e Clarissa Tauk.
A segunda e última tarde do evento terá início com o tema “A Mediação Antecedente e Incidental (arts. 20-A a 20-D)”, com  mediação de Bruno Rezende e palestras de Lucas de Holanda Cavalcanti Carvalho e  Thiago Carapetcov. Segue com o tema “O Perfil do Mediador e técnicas para solução de conflitos em insolvência”, com moderação de Gustavo Nobre e palestras de Soraya Nunes e Christiana Beyrodt. O tema de encerramento do evento será “Mediação e Insolvência – Balanço e perspectivas”, com moderação de Silvio Romero Beltrão e palestras de Andrea Palma e Mônica Maria Costa Di Piero.

.....................................................................................................................

Texto: Ascom Esmape