Notícias

Programa Justiça Eficiente é realizado em Santa Cruz do Capibaribe

Duas mulheres e quatro homens em pé

O “Programa Justiça Eficiente: conciliando gestão eficaz e cidadania” realizou suas atividades no Juizado Cível e Criminal de Santa Cruz do Capibaribe. A ação, que se estendeu por 3 dias, tinha por objetivo auxiliar a unidade judiciária no alcance de metas e indicadores de desempenho estabelecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE).

Durante a execução do programa, houve a possibilidade de redução das taxas de congestionamento e do acervo processual, com a abertura de audiências extras e diminuição do tempo médio de duração de tramitação dos processos. No total, 34 audiências foram pautadas, produzindo 26 sentenças e 4 despachos, incluindo três acordos firmados entre as partes envolvidas.

A Meta 1, do CNJ, que aborda sobre julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos, alcançou a marca de 97,96%, subindo mais de 22%. Já o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), que mede a relação entre o número de processos baixados e o número de casos novos, refletiu a melhora com 79,69%.

O resultado da ação atendeu ao propósito de dar suporte e aprimorar a excelência na prestação jurisdicional, como afirmou o juiz coordenador da unidade, Vanilson Guimarães. “O Programa contribuiu positivamente na unidade. Possibilitou o intercâmbio de boas práticas entre os servidores e servidoras e trouxe resultados que beneficiam diretamente a população, que recebe um serviço mais célere e eficiente.”