Notícias

Corregedoria apoia primeira Semana Estadual de Conciliação

logomarca verde, branca e azul da iniciativa

O Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Nupemec/TJPE) definiu o período de 29 de maio a 2 de junho de 2023 para a realização da primeira Semana Estadual de Conciliação. A iniciativa, que está recebendo o apoio da Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco, é uma versão do Judiciário estadual para o que ocorre na Semana Nacional de Conciliação, onde são concentrados esforços para solucionar o maior número possível de conflitos, por meio de acordo entre as partes. 

A data foi determinada em reunião virtual, realizada no dia 13 de março, com a participação do coordenador Geral do Nupemec, desembargador Erik Simões; o juiz coordenador Geral Adjunto, José Alberto de Barros; o juiz coordenador das Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, Marcus Vinícius Nonato; a juíza coordenadora das Casas de Justiça e Cidadania e Programas Especiais, Mariana Vargas; a juíza coordenadora do Programa Proendividados, Ana Paula Lira, além dos juízes coordenadores dos 21 Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejusc’s).

O desembargador Erik Simões explica como se inspirou em realizar a uma versão estadual da Semana Nacional de Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A sugestão de fazermos uma Semana Estadual de Conciliação surgiu no ano passado, em conversa com o juiz Marupiraja Ramos, de Caruaru. Informei-me que alguns Tribunais já realizavam a iniciativa em seus estados. Levei o tema para reunião com todos os magistrados coordenadores e a ideia foi aprovada por unanimidade, devidamente chancelada pelo presidente do TJPE, Luiz Carlos Figueirêdo e pelo corregedor geral de Justiça, Ricardo Paes Barreto”, explicou. 

Reunião virtual com a participação do coordenador do Nupemec, Erik Simões, que determinou a data do evento

O coordenador do Nupemec convida todos os integrantes do TJPE a participar da ação. “Aproveito para pedir o costumeiro apoio aos colegas juízes e juízas e aos servidores e servidoras para repetirmos o sucesso que obtemos anualmente nas Semanas Nacionais. Sendo positiva a experiência, iremos incorporar ao calendário dos nossos eventos”.

Na reunião também foram destacados pontos importantes na preparação das Unidades para a Semana Nacional de Conciliação, a exemplo da importância da realização das ações de cidadania e o contato com integrantes do TJPE na adesão ao evento. 

Confira como paticipar AQUI

....................................................................................................
Texto: Amanda Machado | Ascom TJPE
Imagem: iStock / cortesia