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SIAJUS é reestruturado para otimizar credenciamento e gerenciamento dos(as) auxiliares da Justiça

Mão com caneta em cima de um laptop e uma estátua da Justiça ao ladoO Sistema de Auxiliares da Justiça (SIAJUS) teve sua reestruturação anunciada por meio do Ato Conjunto nº 02, no Diário de Justiça Eletrônico (DJe), nesta segunda-feira (13/01). A plataforma é destinada ao credenciamento e gerenciamento de profissionais que atuam como auxiliares da Justiça, como peritos, tradutores, leiloeiros, conciliadores e outros especialistas que prestam serviços nos processos judiciais. A medida visa aprimorar a gestão e promover maior controle no cadastramento e nomeação.

O Ato Conjunto, assinado pelo presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Ricardo Paes Barreto, e pelo corregedor-geral da Justiça do Estado, desembargador Francisco Bandeira de Mello, se alinha com o Código de Processo Civil, que estabelece a necessidade de os Tribunais de Justiça promoverem a formação de cadastro para selecionar e gerenciar os profissionais que atuarão em processos judiciais, garantindo transparência e eficiência nos processos.

O SIAJUS integra diversos cadastros, incluindo os de Peritos, Entidades e Órgãos Técnicos ou Científicos (CPTEC); Tradutores(as) Juramentados(as) e Intérpretes (CETI); Conciliadores(as) e Mediadores(as) (CECOMED); Leiloeiros(as) Judiciais (CELEJU); e Administradores(as) Judiciais (CEADJUD). Cada cadastro é regulamentado por requisitos e condições de inscrição por edital público em ato normativo específico.

Os cadastros registrados no SIAJUS terão status distintos, como "cadastrado", "validado", "suspenso", "excluído" e "cancelado", refletindo a situação de cada profissional. A nomeação será realizada pela autoridade judiciária competente somente para os devidamente cadastrados e após a conclusão de todo o procedimento de validação.

A implementação das novas medidas no credenciamento também é indispensável para otimizar a gestão dos recursos financeiros, pois apenas os(as) auxiliares que estiverem registrados adequadamente e validados no sistema poderão solicitar o pagamento de honorários em processos amparados pela gratuidade da justiça. Além disso, os(as) cadastrados(as) no SIAJUS têm a obrigatoriedade de reavaliação periódica dos cadastros a cada três anos, com a notificação automática por e-mail para a atualização das informações e documentos.

Uma Comissão Gestora do SIAJUS foi instituída para garantir a continuidade do funcionamento eficiente do sistema ao gerenciar e revisar as regras e procedimentos, sendo composta pela Corregedoria Geral da Justiça de Pernambuco (CGJ-PE); pela Coordenadoria Estadual da Família (CEFAM); pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC); pela Secretaria de Administração (SAD); e pela  Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC). A gestão técnica e a manutenção operacional também serão de competência da SETIC.

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Texto: Aryagne Lopes | Ascom CGJ-PE
Imagem: Freepik