Notícias

Desembargador Alexandre Pimentel toma posse para o cargo na Corte pernambucana

Novo desembargador Alexandre Pimentel discursando durante posseO novo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Alexandre Freire Pimentel, foi empossado nesta terça-feira (14/2). O magistrado foi escolhido pelo critério de merecimento para ocupar a vaga do desembargador Eurico de Barros Correia Filho, em decorrência de sua aposentadoria. A cerimônia de posse formal foi realizada no Salão Nobre do Palácio da Justiça. A eleição do novo desembargador ocorreu nesta segunda-feira (13/2), durante sessão do Pleno do TJPE, presidida pelo presidente do Judiciário estadual, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo. O relator foi o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, também presente na posse.  

Em seu voto, o corregedor-geral da Justiça avaliou os critérios de desempenho, produtividade, presteza e aperfeiçoamento técnico, sendo acompanhado pela maioria dos desembargadores. A partir da votação, foi formada uma lista tríplice dos mais votados, composta pelos juízes Alexandre Pimentel e André Vicente Pires Rosa e pela juíza Valéria Bezerra Pereira Wanderley. Por figurar pela terceira vez consecutiva na lista de acesso ao cargo de desembargador, o juiz Alexandre Freire Pimentel foi automaticamente eleito.

Durante seu discurso de posse, o desembargador Alexandre Freire Pimentel, acompanhado da esposa e filhos, agradeceu aos que fazem parte da sua trajetória, prometeu continuar a defender a Constituição e que irá atuar na defesa dos que mais precisam. “Eu tenho três palavras para resumir o que eu tenho a dizer: gratidão a todos, humildade e união. O Tribunal quanto mais unido, mais forte ele é. E a contribuição que eu tenho a dar decorre de 30 anos de magistratura e também da Academia. Faço aqui um registro do compromisso de, com todas as minhas limitações, defender essa Constituição com todas as minhas forças. O Judiciário precisa respeitar o direito dos mais fracos e eu me comprometo a defender as minorias”, enfatizou. 

Após a fala do empossado, o presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo, deu as boas-vindas ao novo desembargador e destacou seu esforço durante toda a carreira. “A presença de tantas pessoas de tantos lugares que Vossa Excelência ocupou, é a prova que plantou sementes boas e que frutificaram. Isso é a prova material. Vossa Excelência já desempenhou muito bem e com muito sucesso todas as suas atividades, seja na sua profissão de magistrado ou professor, e agora mais ainda o fará integrando o Tribunal de Justiça”, frisou. 

A cerimônia também contou com as presenças dos desembargadores Frederico Neves (2º vice-presidente); André Guimarães, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE); Fernando Cerqueira; Alberto Virgínio; Mauro Alencar; Antônio Carlos Alves; Eduardo Sertório; José Ivo Guimarães; Erik Dantas Simões; Stênio Neiva; Itamar Pereira; Humberto Vasconcelos; Waldemir Tavares; Sílvio Neves Baptista; Eduardo Guilliod Maranhão; Gabriel Cavalcanti; Luiz Gustavo Mendonça de Araújo; e das desembargadoras eleitorais Mariana Vargas e Iasmina Rocha. 

Participaram, ainda, os juízes Saulo Fabianne (diretor do Foro da Capital), Gleydson Lima (assessor especial da Presidência do TJPE), André Rosa (assessor especial da Presidência do TJPE), Henrique Dias (assessor especial da Presidência do TJPE), Frederico Tompson (assessor especial da Corregedoria Geral da Justiça), João Targino (idealizar e coordenador geral da Orquestra Criança Cidadã) e Leonardo Asfora (presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco); a juíza assessora especial da CGJ-PE, Roberta Viana Jardim; o diretor-geral do TJPE, Marcel Lima; o defensor público-geral de Pernambuco, Henrique Seixas; o procurador-geral do Recife, Pedro Pontes; o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), padre Pedro Rubens; o cônsul da Suécia, Erik Sial. Além de demais integrantes do Judiciário estadual. 

Biografia - Bacharel em Direito pela Unicap, o desembargador Alexandre Freire Pimentel entrou na magistratura em 1992 no cargo de juiz, passando pelas comarcas de Belém do São Francisco, Rio Formoso, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Recife. Magistrado há aproximadamente 30 anos, dos quais 24 anos na 3ª Entrância, era titular da 29ª Vara Cível -Seção A- da Capital. Anteriormente foi promotor de Justiça. Sua jornada também inclui atuação como desembargador eleitoral de Pernambuco; assessor especial da Corregedoria Geral da Justiça Estadual no biênio 2020/2022, tendo atuando, no mesmo período, no Comitê Gestor do Fundo Especial do Registro Civil de Pernambuco (Ferc-PE); e assessor da Presidência do TJPE (2022/2023).

....................................................................................................................

Texto: Rute Arruda | Ascom CGJ-PE

Foto: Rebeka Maciel | Ascom CGJ-PE