Notícias

Corregedor-geral participa da abertura oficial da 17ª edição da Semana Nacional da Conciliação em Pernambuco

Mosaico com participantes da Semana de ConciliaçãoO Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), por meio do Núcleo de Conciliação - Nupemec, realizou, na manhã desta segunda-feira (7/11), cerimônia virtual de abertura da 17ª Semana Nacional da Conciliação. A abertura oficial do evento teve início às 8h, com transmissão efetuada através da plataforma Webex Cisco, e contou com a presença do presidente do TJPE, desembargador Luiz Carlos de Barros Figueirêdo; do corregedor geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto; do coordenador geral do Nupemec, desembargador Erik Simões; além de diversos membros do Poder Judiciário pernambucano, entre magistrados e servidores, e instituições parceiras. 

A Semana Nacional da Conciliação é uma campanha anual promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do esforço concentrado de todos os Tribunais de Justiça do país, com o objetivo de promover a resolução consensual dos conflitos e, por conseguinte, concretizar a pacificação social e fomentar a cultura da paz e do diálogo entre as partes. Neste ano, o evento acontece no período de 7 a 11 de novembro, com o tema "- Conflitos + Recomeços".

No início da solenidade, o presidente do TJPE elogiou o trabalho realizado pelo Nupemec e destacou os números exitosos que a Justiça estadual vem alcançando na efetivação da conciliação em todo o Estado através do empenho do Núcleo de Conciliação do Tribunal. "A Semana da Conciliação consiste em um passo importante para a construção de uma cidadania mais tranquila. Conciliar é acordar, concordar, e este é o caminho, que é trilhado com a própria participação da população resolvendo seus conflitos em busca da pacificação social", afirmou o desembargador Luiz Carlos Figueirêdo. 

O coordenador geral do Núcleo de Conciliação - Nupemec, desembargador Erik Simões, agradeceu o apoio da Presidência do TJPE, bem como pontuou a relevância da parceria constante do Tribunal com instituições como o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), a Defensoria Pública Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), além da Procuradoria Geral do Estado, e das Procuradorias dos Municípios. Ele também citou os números exitosos alcançados durante as edições anteriores da Semana Nacional da Conciliação em Pernambuco, como, por exemplo, o alcance de 3.304 acordos no ano de 2020; e de 5.853 acordos homologados pelo TJPE na edição da Semana de 2021, o que chegou a constituir 20% no número geral de conciliações em todo o País. 

"É com muita satisfação que eu agradeço a todos os magistrados e servidores do TJPE, e também às instituições parceiras, por mais uma vez realizarmos juntos este evento, que tem como objetivo promover a cultura da paz e apontar o caminho da autocomposição para a sociedade. Eu desejo que este espírito da pacificação social caminhe para além desta ação, e que a população siga resolvendo as suas questões de modo amigável, pondo fim não só a um processo judicial, mas também aos seus próprios conflitos", pontuou o magistrado.

O corregedor geral da Justiça de Pernambuco também elogiou a atuação do TJPE na área da resolução de conflitos sociais, através das ações promovidas pelo Nupemec da instituição. "Eu me sinto especialmente honrado em participar dessa solenidade, e constatar que esses atos de conciliação têm se tornado uma verdadeira pérola do nosso Tribunal de Justiça. O resultado é muito positivo, e por isso estendo meu agradecimento ao desembargador Erik Simões pelo trabalho maravilhoso à frente do Nupemec. Eu desejo que neste ano a Semana da Conciliação seja um sucesso, como, aliás, sempre vem sendo, a exemplo dos anos anteriores", afirmou o desembargador Ricardo Paes Barreto. 

A solenidade que deu início às atividades da Semana da Conciliação no TJPE foi encerrada com a apresentação de um vídeo com a participação do poeta e repentista Toninho Mendes, mostrando os benefícios que o evento conciliatório traz para a sociedade. O vídeo foi produzido e dirigido pelo Nupemec em parceria com a Assessoria de Comunicação do TJPE e com a Escola Judicial (Esmape), através do servidor Gleber Rocha. Participou também do evento a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargadora Nise Pedroso Lins de Sousa, além de outras autoridades que compõem o Sistema de Justiça de Pernambuco. 

Como participar da Semana da Conciliação no TJPE:

A Semana Nacional da Conciliação volta-se para a resolução de conflitos das áreas cível e de direito de família. Durante o evento em Pernambuco, haverá a promoção do reconhecimento de união estável, a busca por conciliação em ações de direito do consumidor, como partilha de bens, dívidas de mensalidades escolares e débitos com planos de saúde, entre outros; além de pedidos de divórcio, guarda de filhos, pensão alimentícia, dissolução de união estável, e também solução de demandas que ainda não foram judicializadas. 

Inscrições - Quem não se inscreveu no evento conciliatório, mas tem um conflito ou processo a ser resolvido, pode buscar a conciliação nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos  (Cejuscs), nas Casas de Justiça e Cidadania e nas Câmaras Privadas de Conciliação e Mediação, locais em que ocorre a iniciativa. Os cidadãos que têm também processos que tramitam nas varas ou nos Juizados do estado podem ainda buscar a conciliação nestas unidades.

Para ter acesso a todos os contatos dos Cejuscs, Casas de Justiça e Cidadania e Câmaras Privadas de Conciliação, bem como saber mais sobre a atuação do Núcleo de Conciliação - Nupemec do TJPE, basta acessar AQUI

Programação da Semana Nacional da Conciliação em Pernambuco - Na edição desta segunda-feira (7/11) do Diário da Justiça Eletrônico (Dje), a Presidência do TJPE publicou o Ato nº 1031, que apresenta toda a programação da 17ª Semana Nacional da Conciliação no Poder Judiciário pernambucano. No ato, pode-se conferir todas as pautas concentradas de sessões/audiências de conciliação e outras iniciativas cidadãs que serão promovidas durante o evento, com o apoio de instituições parceiras, assim como a especificação das ações em cada comarca e suas respectivas datas e horários de atendimento.

Para conferir a programação completa da 17ª Semana Nacional da Conciliação, clique AQUI

............................................................................

Texto: Micarla Xavier | Ascom TJPE
Imagem: Divulgação