Notícias

Corregedor-geral da Justiça de Pernambuco participa do lançamento da campanha "Não adianta reclamar, tem que informar", da OAB Caruaru

Corregedor-geral da Justiça de Pernambuco ao lado do presidente da OAB-PE e da OAB Caruaru.O corregedor-geral da Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto, participou, na manhã desta terça-feira (1°/08), do lançamento da campanha "Não adianta reclamar, tem que informar", da Ordem dos Advogados do Brasil - Subseção Caruaru. O objetivo é compreender as principais dificuldades enfrentadas no dia a dia da advocacia e pelo cidadão(ã) que possui ação judicial no âmbito da Justiça Estadual. O evento de lançamento foi realizado na sede da OAB Caruaru, Agreste pernambucano. 

A campanha funcionará da seguinte forma: serão disponibilizados dois formulários de pesquisa (um voltado para a advocacia e outro para a população em geral) que ficarão disponíveis por meio de links que serão divulgados pelos canais de comunicação oficiais da OAB Caruaru e das instituições parceiras, assim como em material impresso de divulgação nos principais espaços de circulação da advocacia e do(a) jurisdicionado(a). 

O presidente da OAB Caruaru, Fernando Júnior, detalhou outros pontos da campanha. “Esse formulário ficará disponível ao longo do mês para que o advogado ou advogada e o cidadão(ã) possam preencher. Ao final do agosto, diante dos dados coletados, nós vamos relacionar e fazer uma visita ao TJPE para entregar ao presidente e ao corregedor-geral da Justiça as informações que nós iremos captar aqui na nossa região”, explicou. A pesquisa manterá o sigilo dos participantes. 

“O objetivo de todos é o mesmo: a boa prestação jurisdicional a todos os cidadãos e cidadãs. E projetos como esse nos aproxima da sociedade”, completou o presidente da OAB Pernambuco, Fernando Ribeiro Lins. 

Desembargador Ricardo Paes Barreto na sede da OAB Caruaru durante evento de lançamento da campanha "Não adianta reclamar, tem que informar".

Em seu discurso, o corregedor-geral da Justiça de Pernambuco elogiou a campanha e destacou a importância da união das instituições e de todos os que integram o sistema de justiça. “É um projeto que viabilizará às pessoas, principalmente as mais humildes e que têm mais dificuldades de acesso ao sistema, que elas realizem uma reclamação ou deem uma sugestão. É um projeto que abre as portas do Poder Judiciário e o aproxima da sociedade. E no Poder Judiciário nós temos que atuar dignificando o cidadão, para que possamos prestar uma justiça de forma mais eficiente, célere e respeitosa, com suporte da OAB, Ministério Público, Defensoria Pública", ressaltou. 

"O papel da Ordem dos Advogados é importante ao ponto em que, como os advogados(as) estão na ponta atentendo a população, eles têm mais facilidade de acesso aos órgãos de fiscalização, em especial a Corregedoria Geral da Justiça que se propôs a estar ao lado da OAB para que todas as demandas possam ser devidamente apreciadas”, concluiu o desembargador. 

Também prestigiaram o lançamento da campanha a conselheira federal da OAB Adriana Caribé; o diretor do Fórum Estadual de Caruaru, juiz Tadeu dos Passos; a juíza coordenadora da Diretoria Cível do Agreste, Ana Roberta; o procurador-geral do município de Caruaru, Dimitre Bezerra; o chefe da Procuradoria Geral em Caruaru, Agenor Miranda; entre outros representantes das instituições.

 

-----------------------------------------------------------

Texto: Ascom CGJ-PE com informações da Assessoria de Comunicação da OAB-PE

Fotos: Cortesia