Navegação do site
Servidores durante o curso sobre Design Thinkking
Visando capacitar servidores para criar soluções inovadoras utilizando a empatia, a criatividade e a racionalidade, a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) promoveu, nos dias 13 e 14 de janeiro, o curso de Design Thinking.
Durante a capacitação, que faz parte das atividades do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas do Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ideias-TJPE), os servidores foram apresentados às ferramentas que podem contribuir para o desenvolvimento de um projeto ou de uma ação específica, bem como na forma que a pessoa enxerga, encara e aborda os problemas do cotidiano.
“A gente está acostumado a pensar os problemas a partir de uma lógica muito imediatista. A gente não se dá a oportunidade de criar alternativas, de pensar, inclusive, nas que não são factíveis no momento, mas que no futuro podem ser aplicadas”, explica João Guilherme Peixoto, que ministrou a capacitação.
“O Laboratório de Inovação do TJPE é um espaço de geração de ideias e soluções a partir de pessoas e não de tecnologia. Pessoas que vão ou não utilizar recursos tecnológicos para buscar soluções de problemas que são nossos”, completou o docente.
O servidor Carlos Eduardo Gomes de Melo, lotado na 1ª Vara de Execuções de Títulos Extrajudiciais – Seção B, participou do treinamento e aprovou a iniciativa. “O curso já começa disruptivo pela sala, que é extremamente inspiradora. À medida que a Esmape e o Tribunal têm uma iniciativa de ter um centro de inovação dentro da instituição há uma mudança de perspectiva, tornando melhor a prestação do serviço jurisdicional, promovendo assim uma justiça mais célere, mais assertiva e mais produtiva”, afirmou Carlos.
O Ideias-TJPE foi inaugurado no dia 17 de dezembro de 2019 e tem entre os seus valores a busca do conhecimento e inovação; o usuário do serviço como centro da gestão; a visão multidisciplinar sobre os problemas; a flexibilidade e desburocratização e a utilização de técnicas e metodologias ágeis, ativas e inovadoras de trabalho com foco na experimentação e avaliação.
..................................................
Texto: Cláudia Franco
Foto: Gleber Nova