Navegação do site
O Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias), da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), agora faz parte do Observatório de Inovação do Setor Público (OPSI) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), instituição econômica intergovernamental com 38 países membros, fundada em 1961 com o objetivo de desenvolver áreas como Educação, Comércio, Ciência e Tecnologia.
Fundado em 2011, o OPSI atua com foco na “crescente necessidade de os governos adotarem abordagens que possam lidar com problemas complexos da sociedade”, como informa o site da iniciativa (https://oecd-opsi.org/). O observatório busca ainda identificar tendências que apoiem o setor público para o desenvolvimento de estratégias e políticas públicas de inovação com foco em evidências e gestão inovadora de processos e pessoas.
Vale destacar que o Ideias é o primeiro representante da justiça brasileira a fazer parte deste prestigiado espaço de debates e compartilhamento de boas práticas em inovação para o setor público. Com isso, o instituto expande internacionalmente sua rede de colaboração, uma vez que passará a disponibilizar e ter acesso a estudos de casos relacionados às iniciativas desenvolvidas por todos os participantes, inclusive com a possibilidade de integrar projetos nacionais e internacionais com foco na transformação do judiciário.
A OCDE representa uma importante referência para todos aqueles que buscam inovar e empreender na gestão pública. O coordenador do Instituto, o juiz José Faustino Macêdo, destaca que todos os órgãos de governo se valem dos documentos da OCDE, como, por exemplo, o Manual de Oslo, bíblia da inovação para o setor público. E define: "Estamos felizes em integrar tão relevante espaço, com efetiva possibilidade de contribuir e influenciar em ações, relatórios e projetos inovadores, em cooperação internacional”.
IDEIAS TJPE
O Ideias é o primeiro instituto de inovação do Poder Judiciário estadual brasileiro. Constituído em 2019, sua criação foi inspirada em programas de inovação do setor público nacionais e estrangeiros.Tem por objetivo desenvolver a cultura da inovação e da gestão do conhecimento no âmbito do TJPE, a partir do estímulo à co-criação, ao uso de metodologias ágeis, ativas e inovadoras nos processos de ensino e aprendizagem, como também ao desenvolvimento de soluções criativas para os desafios da Justiça Estadual pernambucana.
...........................................................................
Texto: João Guilherme Peixoto | IDEIAS
Imagem: Ascom Esmape