Navegação do site
Ademir Piccoli, líder do J. Ex, com o juiz Silvio Romero Beltrão, supervisor da Esmape, no Prêmio Inovação 2023
A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape), do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) conquistou duas das premiações no Prêmio Inovação J. Ex, nesta terça-feira (21/11), no cerimonial Dúnia City Hall, em Brasília. A Esmape ficou em segundo lugar na categoria de projetos “Laboratório de Inovação”, com o Decola Ideias, e em terceiro lugar na categoria projetos “Escolas Judiciais”, com o programa Encantar, de formação de laboratoristas. O evento é da J. Ex, especializada em cursos e programas de inovação voltados ao ambiente do Judiciário.
O Prêmio de Inovação J. Ex está na sua quarta edição, e a Esmape foi premiada em duas edições anteriores. O evento objetiva reconhecer e incentivar iniciativas e projetos inovadores no âmbito tecnológico, de gestão e de novas metodologias aplicados no ecossistema de Justiça. A premiação destaca, em especial, trabalhos relacionados ao incremento dos serviços prestados em benefício da sociedade.
Conheça o Encantar Ideiaas
O objetivo é formal: estimular no Judiciário Pernambucano o abraço às políticas de Inovação propostas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Os meios, porém, vão por caminhos inusitados, cativantes e que desabrocham potenciais surpreendentes. Por isso, o nome Encantar. Já formou mais de 300 laboratoristas pelo Brasil, incluindo turmas no Conselho da Justiça Federal (CFJ) e Superior Tribunal de Justiça (STF).
Os cursos são divididos em “trilhas”, com docência focada na harmonia social, e conteúdo repassado por meio de jogos e brincadeiras interativas que tornaram a assimilação fluida. Na primeira trilha se consegue o “clic” que abre as portas para o maravilhoso mundo da inovação. Nela, são repassadas competências básicas previstas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) a um formador em inovação. A “Trilha 2” forma o laboratorista júnior, desenvolvendo competências para pesquisas com usuários; gestão de dados no PJ; pensamento visual para visual law; storytelling e inovação social. A “Trilha 3” forma o laboratorista pleno, tendo como tópicos, estágio/residência em eventos e projetos realizados pelo ideias, como o CrieJam – vindo este “jam” de geleia, em inglês, definindo formatos flexíveis.
Conheça o Decola Ideias
O Decola Ideias é a primeira incubadora do judiciário brasileiro de projetos em inovação tecnológica, em gestão e social. Estrutura ações de ideação, incubação, aceleração e desenvolvimento de projetos e protótipos no âmbito do Laboratório de Inovação do TJPE, o TJPE LABS. Entre iniciativas de destaque, o RPA Expedido, oferecendo a automação robótica de processos para as fases pós sentença em processos criminais. Também o IA Bastião, que identifica e trata as chamadas demandas predatórias.
Ainda o Decola Mulher, com desenvolvimento dos protótipos vencedores das jornadas de Criação, Inovação e Empreendedorismo (Crie Jam) da Esmape, voltadas ao macrodesafio Justiça e Igualdade de Gênero. É alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 5 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Há também o Decola Jesp Jam, remetendo informalmente a sigla Jesp aos Juizados Especiais de Pernambuco, desenvolvendo protótipos entre trabalhos apresentados em jornadas com o setor, mais especificamente.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Texto – Paula Imperiano