Navegação do site
Inscrições abertas para todos os públicos em https://bit.ly/3Aps84V
Trabalhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) no Brasil, a partir da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), a Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) apresenta a segunda edição do Festival Crie – Criatividade, Inovação e Empreendedorismo – e faz a seguinte pergunta: Qual o seu objetivo? O evento acontece entre os dias 19 e 21 de outubro de 2021, a partir das 13h30, na modalidade Educação a Distância (EaD) via YouTube, e está com inscrições abertas para todos os públicos através do site https://bit.ly/3Aps84V. A carga horária é de 10h/a conforme o Edital 25/2021.
Neste ano, o Festival Crie foi dividido em trilhas: “Keynote” com palestras nas áreas de inovação, criatividade e empreendedorismo; “Academia” com análises de estudos de caso sobre o tema do evento; e “Formação” com capacitação através do uso de metodologias ativas por meio de “storytelling/narrativas”. Em três dias, integrantes da Esmape, do Judiciário e de instituições locais, nacionais e internacionais farão apresentações.
Para a abertura, em 19 de outubro, das 13h30 às 19h30, Lucimar Delaroi será responsável pela trilha “Keynote” com a palestra “A psicologia do sucesso e a construção da garra”. Na trilha “Academia”, estudos sobre a ODS 4 “Educação de qualidade” e ODS 9 “Indústria, inovação e infraestrutura” terão apresentações de Jayse Ferreira, Eduardo de Almeida e Tatiany Leal. A trilha “Formação” será uma oficina de “storytelling” com Fernando Palacios.
Em 20 de outubro, segundo dia do Festival Crie, das 13h30 às 15h30, Caroline Bucker será a responsável pela trilha “Keynote” com a palestra “Confiança criativa”. Na trilha “Academia”, Gesner Lins, Renan Araújo e Jailda Eulidia da Silva Pinto trarão um estudo de caso sobre a ODS 8 com tema “Trabalho decente e crescimento econômico”.
No último dia do evento, 21 de outubro, também das 13h30 às 15h30, “Desconstruindo mindset/mentalidade e construindo a inovação” será tema da palestra de Solange Mata Machado na trilha “Keynote”. Na trilha "Academia", serão apresentados estudos feitos por Daisy Andrade, Francisco Tojal, Luciana Garcia e Marília Montenegro: “Paz, Justiça e instituições eficazes” sobre ODS 16 e “Igualdade de gênero” a respeito da ODS 5.
Realizado pela primeira vez em 2020, o Festival Crie é organizado pela Escola Judicial através do Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (Ideias Esmape TJPE). Recentemente, a iniciativa recebeu Menção Honrosa do Expojud 2021 – Congresso de Inovação, Tecnologia e Direito para o Ecossistema de Justiça do Brasil – realizado entre 5 e 7 de outubro em Brasília (DF). Na ocasião, um dos coordenadores do Ideias, juiz Faustino Macedo, conquistou o Prêmio de Inovação Judiciário Exponencial na categoria Liderança da Justiça Estadual.
..........................................................................................................................................
Texto: Pedro Pequeno – Francisco Shimada | Ascom Esmape
Imagem: Vanessa Batista – Carla Ramos | Ascom Esmape