Destaques

Magistrados e servidores realizam curso para se tornarem laboratoristas do Ideias TJPE/Esmape

Oficina de Ciclo Básico conta com aproximadamente 30 participantes no programa de formação

Oficina de Ciclo Básico conta com aproximadamente 30 participantes no programa de formação

Resumo da notícia

  • Trinta magistrados e servidores de diversos setores estão realizando o curso para se tornarem laboratoristas do Ideias TJPE/Esmape.
  • Oficina durou cinco dias, terminando em 29 de janeiro.
  • A capacitação utiliza metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

A Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) realizou a oficina “Programa de Formação de Laboratoristas”, de forma remota, entre os dias 25 e 29 de janeiro, com a participação de aproximadamente 30 magistrados e servidores do Judiciário pernambucano. Através de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, a oficina tem como objetivo capacitar o corpo de laboratoristas que atuarão no Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias TJPE/Esmape) sobre aspectos teóricos e práticos voltados ao uso dessas metodologias interativas. Com três módulos – Gestão e Planejamento da Inovação no Poder Judiciário, Design Thinking e Introdução à prototipagem – a oficina contou com dois docentes: o juiz José Faustino Macedo de Souza Ferreira e o servidor João Guilherme de Melo Peixoto.

Diretor-geral da Esmape, o desembargador Adalberto de Oliveira Melo destacou a importância do uso das metodologias ativas de ensino-aprendizagem e como o curso será benéfico para os laboratoristas. “Além de jurista, na condição de pedagogo e diretor-geral da Esmape, destaco o quanto é importante nos atualizarmos quanto ao uso de metodologias capazes de nos fazer alcançar novas conquistas para uma melhor prestação de serviço à sociedade. Tenho a certeza de que este curso nos trará grandes surpresas e irá aprimorar os talentos que temos no Judiciário e que estão distribuídos nos mais diversos setores”, disse o desembargador. 

Magistrados e servidores que participam da oficina vêm de diversos setores. São eles: Presidência; Corregedoria Geral da Justiça (CGJ); Diretoria Geral (DG); Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic); Secretaria Judiciária (Seju); Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP); Assessoria de Comunicação (Ascom); Diretoria da Família do 1º Grau da Capital; Vara Criminal Arcoverde; 14ª, 16ª e 21ª Varas Cíveis da Capital; Coordenadoria da Infância e Juventude; Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (Coplan); Consultoria Jurídica; 7º Juizado Especial da Capital; Diretoria Regional; 1ª Vara Cível de Araripina; Juizado Especial Cível e das Relações de Consumo de Olinda; Vara de Lagoa de Itaenga; Vara Criminal de Abreu e Lima; e da própria Esmape.

Lotada no Núcleo Interprofissional de Assessoria Especializada da Coordenadoria da Infância e Juventude (NIAE/CIJ), a servidora Samia Lacerda está inscrita na oficina e comentou como está otimista com a formação. "A experiência para mim significa, na essência, pensar no usuário dos serviços ofertados pelo TJPE. O que move esta instituição é a prestação jurisdicional justa e célere. O Ideias, com essa formação, estimula ações centralizadas nas pessoas e na necessidade urgente de dar respostas para a sociedade. Estou muito otimista com esta formação e com os frutos que ela trará para o TJPE e em especial para a sociedade. Estou aprendendo muito.", disse a servidora.

Além dos 30 participantes, o curso contou com a colaboração remota de outros magistrados e servidores do Poder Judiciário de Pernambuco. Eles receberam questionário sobre como avaliam as questões de inovação na Justiça e responderam a perguntas: sobre quais ideias para melhoras as tarefas cotidianas; como um laboratório de inovação pode ser útil para as atividades, além de ser um ambiente atrativo e de fácil acesso; quais ferramentas tecnológicas seriam úteis para o serviço; e como gostaria de colaborar com o Ideias. As respostas servirão de embasamento para futuras ações do Ideias TJPE/Esmape. 
...................................................................................................................
Texto: Pedro Pequeno | Ascom Esmape
Revisão: Francisco Shimada | Ascom Esmape
Imagem: Captura da Internet