Destaques

Termina JespJam 2023: aguardem inovações!


A exemplo do que ocorreu na primeira edição, a segunda versão da JespJam gerou protótipos que passarão a ser incubadas de forma a se reverterem em serviços ao cidadão. A formação, concluída no dia no dia 19 de maio, foi coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias), abrigado pela Escola Judicial de Pernambuco (Esmape). Esteve voltada a servidores e magistrados do judiciário estadual pernambucano, recebendo também funcionários de outras entidades. Agora é aguardar as novidades em inovações para o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
A turma se dividiu em três macro desafios, cada um com três equipes. O Macrodesafio 1 focou na questão do acesso e teve como meta desburocratizar os Juizados Especiais de Pernambuco para além do digital. O vencedor foi o projeto "Simplifica Aí 60+", voltado a facilitar a interação do público idoso com meios virtuais. Como integrantes, Ossamu Narita, Marcel Janot, Ecliston Melo, Rosemary Lucchese, José Bezerra Júnior.
O Macrodesafio 2 focou na gestão e teve como meta introduzir a cultura ágil nos Juizados Especiais de Pernambuco, sendo o projeto vencedor o "Anjuário". Propõe a criação de sistema de banco de dados de perguntas frequentes para fornecer respostas a demandas repetitivas de maneira rápida e precisa. Uma forma de facilitar a vida de quem busca prestar um serviço judicial célere e de qualidade à população. Um "anjo virtual" estará integrado aos demais sistemas, articulando soluções multifacetadas. Como integrantes, José Gilmar Silva, Mariana Sarmento, Ricardo Soares, Mateus Lisboa e Karoliny Cavalcanti.
O Macrodesafio 3 focou nas rotinas de trabalho, voltado a construir protocolos mais simples e eficientes. O projeto vencedor foi o "Dôra", inteligência artificial para saneamento de dados. A proposta é aumentar o engajamento da atividade com uma introdução virtual. Verificaria campos importantes para cadastro de informações sobre petições e andamento de processos. Como integrantes, Ana Paula Pinheiro, Roberto Santos, Leonardo Santana e Ana Carla Bezerra.
A cerimônia de anúncio dos vencedores contou com a presença do diretor-geral da Esmape, desembargador Francisco Bandeira de Mello. À frente, o coordenador do Ideias, o juiz Faustino Macedo, e a coordenadora-geral dos Juizados Especiais de Pernambuco, a juíza Ana Luiza Câmara. Como laboratorista coordenador, o servidor João Guilherme Peixoto.
Para a juíza Ana Luísa Câmara, apesar da importância dos projetos apresentados, o valor da formação supera a competição: “Saímos daqui com várias ideias e percepções de fazer mais, melhor, mais rápido, e de uma forma diferente. De ampliar a escuta dos usuários e de quem trabalha conosco. São muitos aprendizados agregados que serão levados para nossas unidades”.
O juiz Faustino Macêdo lembrou que os projetos vencedores podem se interligar e formar uma só frente, como ocorreu com o “Bastião”, inteligência artificial originada da junção de projetos da JespJam 2022, e voltado a minimizar demandas predatórias. “A partir de hoje, todo mundo pode ser chamado para repensar os macrodesafios de forma a dar o melhor aproveitamento possível às ideias surgidas: o importante é o que vamos ofertar à sociedade”, explicou.
O laboratorista João Guilherme Peixoto frisou a importância da inovação: “Nós, enquanto servidores e servidoras, enquanto sociedade, precisamos entender que a inovação é uma cultura a ser implementada e desenvolvida. O evento é uma maratona, com competição, mas acima de tudo, a gente percebe que o servidor sai daqui diferente, como propagador do espírito da criatividade, da inovação, do empreendedorismo público. Então isso é o maior benefício, que se reverte em algo tangível.
O que é JespJam - JespJam é um curso de extensão, em formato de maratona, que foi desenvolvido por solicitação da Coordenadoria-Geral dos Juizados Especiais – coordenada pela juíza Ana Luisa Câmara, com este setor representando o “Jesp” do nome. A formação é executada no formato “Jam”, emprestado das jams sessions musicais, onde espetáculos vão se moldando no decorrer da realização, lembrando de ser jam, em português geleia, algo flexível.

----------------------------------------------

Texto - Paula Imperiano

Foto - Gleber Nova