Destaques

Depois de vinte horas de maratona CrieJam, TJPE ganha oito protótipos inovadores

Confira as fotos do 3º dia do evento AQUI.
Nesta sexta-feira (12/04), após vinte horas de intensas atividades, a edição 2024 da maratona de Criatividade, Inovação e Empreendedorismo (CrieJam), terminou, entregando ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) um saldo de valor inestimável. Foram apresentados oito protótipos inovadores nas áreas de dados, gestão e transformação. O evento científico é do Instituto de Inovações Aplicadas (Ideias), da Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE) e cada equipe vencedora – as que apresentaram os projetos Atena, Effectus e Simpus - foi premiada com o valor de R$ 7.500,00.

O encerramento foi marcado pela apresentação e julgamento dos projetos, com a presença vice-diretora-geral da ESMAPE, desembargadora Daisy Andrade Pereira, que agradeceu aos jurados pela presença, e estimulou participantes: “Continuem criando e pensando um judiciário diferente, mais humano, que dá a resposta que a sociedade precisa”.



Como jurados, representantes de diversas entidades. Estiveram presentes o diretor de Transformação Digital da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Jaime Alheiros; e a juíza Renata Nóbrega, do Tribunal Regional do Trabalho 6ª Região (TRT-6). Também a coordenadora Laboratório de inovação Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE); Karla Pabst; e o advogado Pedro Siqueira, da Ordem dos Advogados de Pernambuco (OAB-PE). Ainda, a coordenadora executiva do laboratório de inovação da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE), a servidora Adélia Cavalcanti.

Os projetos vencedores seguirão para a Incubadora Decola, que os deixarão prontos para o uso como ferramentas de trabalho no TJPE. O projeto Simpus, vencedor do macrodesafio na área de gestão, cria um sistema que agiliza a expedição da decisão judicial e automatiza todos os expedientes decorrentes dela. A Inteligência Artificial Atena, vencedora do macrodesafio na área de dados, facilita a operação Processo Judicial Eletrônico (PJE). O aplicativo Effecus, vencedor do macrodesafio na área de transformação, cria trilhas de conhecimento personalizado, de acordo com a habilidades e capacitações técnicas de servidoras, servidores, magistradas e magistrados.

A CrieJam 2024 teve como docentes o juiz Faustino Macedo e o servidor João Guilherme Peixoto, respectivamente coordenador e executivo do Ideias. Eles contaram com a participação de laboratoristas formados pelo Projeto Encantar, também do Ideias. Por parte do TJPE participaram Leonardo Santana e José Mário Ribeiro de Souza Filho. Vieram do Tribunal de Justiça do Pará, Paulo Victor Ramos Correa e Synthia Maria Guimarães Angelim; do TRT-6 participaram Filipe Gustavo Ciolfi Guerrero e Ricardo Enrique Pereira Scholz. O Superior Tribunal de Justiça enviou a laboratorista Fernanda Regina Pinheiro de Melo; e o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas enviou o servidor Yuri Gonçalves.

------------------------------

Texto -  Paula Imperiano
Fotos - Jairo Lima e Gleber Nova