Pular para o Conteúdo
Navegação do site

Navegação do site

 

 

VARA DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA A MULHER DE PETROLINA

 

CICLO DE REFLEXÃO

O projeto em questão se caracteriza enquanto grupo reflexivo com homens autores de violência e tem como objetivo promover um espaço educativo de acolhimento e orientação que fomente o processo reflexivo relacionado ao fenômeno da violência contra a mulher, direcionado aos homens sentenciados em processos no âmbito da Violência Doméstica e Familiar contra a mulher da Comarca de Petrolina.
O Ciclo de Reflexão é composto por quatro encontros que acontecem com frequência semanal, duração de duas horas e meia cada, no espaço do Salão Azul do Fórum Dr. Manoel Souza Filho (Petrolina-PE), com mínimo de quatro e máximo de dez participantes, e facilitação por Assistente Social e Psicóloga da instituição, em datas e horários pré-definidos. As temáticas discutidas ao longo da atividade contemplam os seguintes assuntos: 1) Lei Maria da Penha e Ciclo da violência; 2) Gênero e implicações; 3) Impacto da violência doméstica nos (as) filhos (as); 4) Uso abusivo de álcool/outras drogas e a relação com a violência doméstica.

ENTRE ELAS

O Entre Elas se caracteriza como intervenção em grupo com mulheres com Medidas Protetivas de Urgência deferidas e tem como objetivos: Prestar informações quanto aos direitos das mulheres relacionados à violência doméstica; fornecer subsídios para identificação de situações de violência doméstica e dinâmica do ciclo de violência; viabilizar, mediante compreensão dos fatores de risco de reiteração da violência/feminicídio, a tomada de decisão de forma segura pelas participantes quanto à permanência das medidas protetivas ou possibilidade de revogação destas; favorecer o uso apropriado das medidas de proteção de modo a contribuir com o funcionamento adequado dos procedimentos legais cabíveis.

COLETIVO MARIA DA PENHA 

Essa atividade visa publicizar informações acerca da Lei Maria da Penha e dialogar sobre as questões que constituem a dinâmica da violência doméstica. O Coletivo Maria da Penha é realizado em espaços comunitários do município (áreas rural e urbana), bem como em escolas estaduais, voltado para o público de estudantes e pais/responsáveis, além da equipe da instituição de ensino.